30.5 C
Penedo
04/03/21

Cidoca afirma que Guarda Civil Municipal dever ser efetivada

Vereador destacou que há rubrica aprovada no orçamento do município

O Vereador Alcides de Andrade Neto (Cidoca) solicitou em requerimento ao Poder Executivo a efetivação da Guarda Civil Municipal. Autor da lei promulgada em 1993, o parlamentar voltou a falar sobre o assunto na tribuna da Câmara durante a sessão de 15 de agosto, frisando que há rubrica aprovada no orçamento do município para tornar realidade a proposta lançada há vinte anos.

Sobre a prestação de contas da Prefeitura de Penedo, Cidoca ressaltou que a Mesa Diretora já solicitou o envio dos relatórios de 2013 e do que não foi encaminhado em 2012. Ele acrescentou que o Poder Executivo informa que a impossibilidade persiste porque “as contas não batem”, citando que há cobranças de fornecedores que não foram registradas nos “restos a pagar” declarados pela administração passada.

“O que foi feito com esse dinheiro?”

Além disso, o Vereador que também é o atual Presidente da CMP denunciou uma irregularidade sobre a movimentação financeira da gestão Alexandre Toledo/Israel Saldanha em seu último ano. Oficialmente, a contabilidade de 2012 foi encerrada em 28 de dezembro, mas há registro de movimentação nas contas da Prefeitura nos dias 29 e 30 de dezembro. “E o que foi feito com esse dinheiro?”, questionou Cidoca, acrescentando que o escritório Tavares de Souza e o contador Joaquim Reis foram notificados para prestar esclarecimentos.

Em relação ao corte na gratificação das enfermeiras que atuam no postos de saúde da rede municipal, Cidoca determinou a criação de uma comissão parlamentar para tratar do assunto com o Prefeito Március Beltrão e a categoria. Definida ainda na sessão de 15 de agosto, a comissão é presidida por Dr. Raimundo Souza e composta por Valdinho Monteiro e Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior, o Júnior do Tó.

Por fim, o Presidente da CMP enalteceu o reajuste salarial para os servidores da Educação, comparando o percentual de 35% alcançados durante a negociação recentemente concluída contra os 8% repassados para os mesmos servidores no ano anterior, o último da gestão Alexandre Toledo/Israel Saldanha.

Leia também

Vereadores definem composição das Comissões da Câmara Municipal de Penedo

Ascom CMP As Comissões Parlamentares Permanentes da Câmara Municipal de Penedo (CMP) estão com seus respectivos componentes definidos. As indicações são formalizadas à Mesa Diretora pelos...

Presidente do Conselho Tutelar é sabatinado na Câmara Municipal de Penedo

Em atendimento à convocação formalizada pelo Vereador Sargento Marival, o presidente do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, conselheiro Lucimar da...

Vereador Sargento Marival questiona Presidente do Conselho Tutelar

Questionamentos sobre assistência ofertada à população, atendimento ao público, escala de trabalho dos conselheiros, eleição da diretoria e crianças acolhidas em abrigo onde uma...