A mortandade de peixes na APA do Marituba foi debatida durante reunião coordenada pelo Vereador Derivan Thomaz na Câmara Municipal de Penedo (CMP). Presidente da Comissão Permanente de Fiscalização, o parlamentar convocou reunião para esta quarta-feira, 12, quando o tema foi debatido, dentre outros assuntos.
Conforme informações passadas por moradores do entorno da área de proteção ambiental ao vereador, o crime ambiental foi causado por usina produtora de açúcar e álcool por meio do lançamento de dejetos no leito do Rio Piauí, um dos principais afluentes da APA do Marituba.
Derivan Thomaz revelou a situação durante a sessão ordinária da CMP realizada na última quinta-feira, 07, quando também anunciou os contatos que manteve com o IMA e políticos aliados para alertar sobre o problema.
Do órgão ambiental estadual, ele obteve o compromisso do deslocamento de técnicos para realização da coleta de amostras de água, desde a nascente do Rio Piauí até a APA.
Com base no relatório a ser produzido pela equipe do IMA, será possível identificar a causa do escurecimento da água do rio e a mortandade de peixes. As informações são aguardadas para fundamentar o encaminhamento de providências por parte da Comissão de Fiscalização e a realização de audiência pública, segundo Derivan Thomaz.
Outro assunto debatido na reunião aberta à participação de todos os parlamentares penedenses foi a utilização dos recursos dos precatórios do Fundef pela Prefeitura de Penedo.
Além dos demais membros da Comissão de Fiscalização (Macaxeira Enfermeiro/José Carlos Vicente dos Santos – relator – e Roberto da Farmácia/Paulo Roberto Ferreira – membro), a reunião desta quarta-feira, 12, contou com a participação de Fagner Matias, Ernande Pinheiro, Bili Marques, Valdinho Monteiro e Rogério dos Peixotos (Rogério José da Silva, Vice-Presidente da CMP) e Marcelo Pereira (Presidente da CMP).
Por Fernando Vinícius – jornalista MTB 837/AL
A Câmara Municipal de Penedo transmite todas as sessões através do Facebook ( https://www.facebook.com/camarapenedo/. Os vídeos também podem acessados no canal da CMP no You Tube ( https://www.youtube.com/channel/UCY-6KofOcupUhAQ2mgRN1Cw.