Vereadores se reúnem com Secretário de Saúde de Penedo para discutirem ações preventivas contra COVID-19

Preocupados com a pandemia do coronavírus (COVID-19), vereadores penedenses se reuniram nesta manhã de quarta-feira, 18 de março, na sede da Câmara Municipal de Penedo, com o Secretário Municipal de Saúde, Marcos Beltrão.

Os parlamentares buscaram informações sobre o que o município está fazendo para prevenção do vírus que é considerado altamente contagioso.

Marcos Beltrão tratou de fazer um balanço da doença, as formas de contágio, e como deve ser feita a prevenção. O secretário informou que a situação é grave, porém não se deve criar um caos desnecessário.

GERENCIAMENTO DE CRISE

Na reunião foi informado que a Prefeitura de Penedo irá se reunir com órgãos responsáveis e juntos criarão uma Gestão de Crise, para ajudar nas medidas da prevenção de casos e possíveis tratamentos de infectados. Vale salientar que até o momento Penedo não registra nenhum caso suspeito ou confirmado de COVID-19, mas a Secretaria Municipal de Saúde considera-se preparada para o recebimento de pacientes com essa enfermidade.

PRIORIDADE PARA FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE

Marcos Beltrão ressaltou que a prioridade é a disponibilidade de Equipamento de Proteção Individual – EPI para os profissionais da área da saúde. De acordo com o secretário, o município possui cerca de 25 mil máscaras descartáveis, algo que equivale a 10 dias de uso. Já o álcool em gel a situação é um pouco melhor, pois o município conseguiu comprar recentemente uma boa quantidade do produto, que deverá suprir a necessidade no momento, abastecendo os locais de prioridade do município.

Os edis realizaram diversas perguntas e se mostraram bastante preocupados com o coronavírus. Todas as dúvidas foram esclarecidas e algumas sugestões, apontadas pelos vereadores, serão levadas para essa reunião de gerenciamento de crise, para que lá saiam medidas emergenciais do município contra a pandemia.

DENGUE

Outra preocupação da Secretaria Municipal de Saúde é a questão do combate ao mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da Dengue. Com as chuvas recentes que atingiram e atingem o município ribeirinho de Penedo, a aparição de novos casos de Dengue poderão prejudicar ainda mais a Saúde dos penedenses. Marcos Beltrão pediu aos vereadores que fortaleçam a divulgação de como combater o mosquito transmissor.

Assessoria Câmara de Penedo

Artigo anteriorCâmara Municipal de Penedo realizará audiência pública sobre atuação da Equatorial
Próximo artigoCâmara de Penedo suspende atividades por 15 dias para prevenção ao COVID-19