A Câmara Municipal de Penedo (CMP) abriu espaço na tribuna parlamentar durante a sessão realizada nessa quinta-feira, 05, para o informante turístico Gladystone Santos, profissional autônomo com três décadas de atuação na cidade histórica.

Atendendo convite do Vereador Fagner Matias, deferido na sessão anterior pela Mesa Diretora da CMP, Gladystone discorreu sobre diversos aspectos da profissão, todos relacionados com o turismo em Penedo, entre eles a visitação ao Mercado Público de Artesanato.

Comerciantes que atuam em imóvel público localizado ao lado da Pousada Colonial, Centro Histórico de Penedo, haviam reclamado ao Vereador João Lucas sobre a exclusão do local durantes visitas guiadas com turistas. A decisão tomada por informantes locais tem como fundamento vantagem financeira para levar os visitantes para receptivo privado, recentemente inaugurado.

Um lugar para sentir-se bem

“A questão não é só dinheiro, mas poder estar em um espaço onde o turista sente-se bem, com banheiros limpos e preço acessível para todo mundo, do estudante de escola pública ao visitante estrangeiro”, explicou o informante que sobrevive das diárias para acompanhar excursões e porcentagens de bares, restaurantes, pousadas e hotéis.

Gladystone também ressaltou que propôs se reunir com o pessoal do Mercado do Artesanato, mas não obteve sucesso e respondeu questionamentos dos edis durante cerca de uma hora e meia, mostrando-se favorável à regulamentação da atividade em Penedo, conforme sugeriu o Vereador Bili Marques.

“O meu sonho é ver meus amigos falando inglês, espanhol e francês, recebendo uma diária de oitocentos reais e frequentando os melhores lugares com os turistas”, declarou o penedense, frisando a necessidade de apoio para qualificação do pessoal que lida diariamente com visitantes, sejam guias ou comerciantes.

O Presidente Marcelo Pereira e os demais parlamentares parabenizaram o informante turístico, conforme resumiu o Presidente da Mesa Diretora da CMP. “Queremos lhe agradecer por ser mais um penedense que tem carinho e amor por nossa cidade. Que Deus lhe dê paciência e lhe abençoe em sua caminhada”, declarou Marcelo Pereira.