O bacharel em Direito Denys Malta Reis esteve na Câmara Municipal de Penedo para pedir o apoio dos vereadores sobre o projeto de lei que tramita na Câmara Federal, matéria travada por questões regimentais que trata do endividamento da população brasileira. A presença do convidado na tribuna parlamentar atendeu solicitação do Vereador Fagner Matias, autor do expediente a ser enviado à Câmara Federal com assinatura de todos os edis penedenses.

Coordenador do Procon Arapiraca, Denys Reis também é membro do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor em âmbito nacional e regional. Na condição de representante desse colegiado que agrega ainda Defensoria Pública e Ministério Público, o bacharel natural de Penedo fez o apelo durante a sessão realizada nessa quinta-feira, 05.

O Projeto de Lei 3515/2015 beneficiará 60 milhões de pessoas, sendo metade desse total superendividado, em parte por conta de empréstimos consignados. Para evitar o drama que se abate sobre famílias que ficam sem recursos para necessidades básicas, inclusive por descontrole de sua renda, o projeto cria regras sobre a necessidade de total transparência na publicidade e oferta do crédito e proíbe o assédio de agentes financeiros sobre consumidores idosos, analfabetos, doentes ou pessoas com alguma vulnerabilidade.

Acordos judiciais ou amigáveis

A matéria regulamenta ainda a importância de que a real capacidade de pagamento do potencial tomador de crédito seja analisada e autoriza formas de conciliação judicial e extrajudicial, dentre outras medidas. Sobre propostas de acordo, Denys Reis explicou.

“Assim como uma empresa que decretou falência pode solicitar recuperação judicial, a mesma coisa se dará para o consumidor. Ele poderá pleitear, de forma judicial ou amigavelmente, dentro da esfera administrativa Procon, com um novo formato de renegociação”, comentou sobre o pleito que recebeu apoio dos parlamentares penedenses e tem o senador Rodrigo Cunha atuando para sua aprovação, em Brasília.

Denys Reis agradeceu a atenção e divulgou o mutirão de renegociação de débitos que acontece em Arapiraca, no próximo dia 09, e também a mesma oportunidade para demais cidades alagoanas, até o dia 20, por meio da integração dos sistemas das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Artigo anteriorValdinho Monteiro diz que Secretária Cíntya Alves deve explicações ao povo de Penedo
Próximo artigoCâmara Municipal de Penedo abre tribuna para representante de informantes turísticos