Vereador Bili Marques elabora projeto que atende vítimas de fibromialgia

Pessoas que sofrem os males causados pela fibromialgia, uma síndrome caracterizada por dores prolongadas em diversas partes do corpo, terão prioridade nas filas de setores públicos e privados na cidade de Penedo e vaga prioritária nos estacionamentos de Penedo, condição a ser atestada por meio de adesivo no veículo.

Os benefícios constam no Projeto de Lei de autoria do Vereador Bili Marques, matéria aprovada durante a sessão realizada nessa quinta-feira, 28. A proposta aprovada por unanimidade de votos estabelece ainda o 12 de Maio como Dia do Portador de Fibromialgia, data já consagrada em nível mundial.

“Essas pessoas sentem muita dor e sobrevivem às custas de remédios muito caro”, alertou Bili Marques em seu discurso, informando que somente uma caixa dos medicamentos necessários para amenizar o sofrimento dos que têm fibromialgias – em sua maioria mulheres – custa cerca de duzentos reais.

Alcance social

O alcance social do Projeto de Lei é fundamentado nos casos já diagnosticados em Penedo, onde foi uma associação para portadores da síndrome foi criada. Bili Marques avalia que a descoberta de novos diagnósticos no município tende a crescer com a publicidade de sua ação parlamentar.

O líder do governo falou ainda sobre o Programa de Saúde da Família, frisando que o recurso enviado pelo governo federal para cada unidade era R$ 5.800,00 quando foi criado, em 1997. Vinte e dois anos depois, o valor é mesmo.

“Para cada prefeito manter um PSF, necessita, no mínimo de cinquenta mil reais e o governo atual investe um milhão no setor”, disse BilI Marques sobre o aporte de recursos por parte da gestão de Március Beltrão, além de mais trezentos mil reais por mês para o funcionamento da UPA.