Vereador Bili Marques elabora projeto que atende vítimas de fibromialgia

0
174

Pessoas que sofrem os males causados pela fibromialgia, uma síndrome caracterizada por dores prolongadas em diversas partes do corpo, terão prioridade nas filas de setores públicos e privados na cidade de Penedo e vaga prioritária nos estacionamentos de Penedo, condição a ser atestada por meio de adesivo no veículo.

Os benefícios constam no Projeto de Lei de autoria do Vereador Bili Marques, matéria aprovada durante a sessão realizada nessa quinta-feira, 28. A proposta aprovada por unanimidade de votos estabelece ainda o 12 de Maio como Dia do Portador de Fibromialgia, data já consagrada em nível mundial.

“Essas pessoas sentem muita dor e sobrevivem às custas de remédios muito caro”, alertou Bili Marques em seu discurso, informando que somente uma caixa dos medicamentos necessários para amenizar o sofrimento dos que têm fibromialgias – em sua maioria mulheres – custa cerca de duzentos reais.

Alcance social

O alcance social do Projeto de Lei é fundamentado nos casos já diagnosticados em Penedo, onde foi uma associação para portadores da síndrome foi criada. Bili Marques avalia que a descoberta de novos diagnósticos no município tende a crescer com a publicidade de sua ação parlamentar.

O líder do governo falou ainda sobre o Programa de Saúde da Família, frisando que o recurso enviado pelo governo federal para cada unidade era R$ 5.800,00 quando foi criado, em 1997. Vinte e dois anos depois, o valor é mesmo.

“Para cada prefeito manter um PSF, necessita, no mínimo de cinquenta mil reais e o governo atual investe um milhão no setor”, disse BilI Marques sobre o aporte de recursos por parte da gestão de Március Beltrão, além de mais trezentos mil reais por mês para o funcionamento da UPA.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here