Vereador Macaxeira pede explicações do Hospital Regional de Penedo quanto a exigência de encaminhamento

Segundo o parlamentar, não é necessário encaminhamento da Secretaria de Saúde quando o paciente já é encaminhado da UPA para o Hospital Regional de Penedo.

Já a UPA de Penedo, segundo o vereador, apesar de várias dificuldades tem trabalhado muito bem. Ele qualificou a estrutura física da unidade como, boa. E avaliou o quadro de profissionais muito bom. O parlamentar também declarou que a UPA de Penedo faz até além do que era para ser feito, a exemplo de atendimentos de pessoas que não residem na cidade de Penedo.
Ainda segundo informações do vereador, a transferência de responsabilidade das prefeituras que enviam as ambulâncias com pacientes para Penedo, tem sido o grande problema enfrentado na unidade de pronto atendimento.
Classificada como UPA Porte 2, a unidade de Penedo não tem obrigação de manter um médico ortopedista, deixando este trabalho para o Hospital Regional que possui o medico qualificado e também o aparelho de Raio X e até mesmo técnico de mobilização.
“Qual a função da UPA hoje? O clínico-geral que é médico, atende. Pede o raio x que tem técnico de radiologia na unidade, faz o raio x, e diagnosticando uma fratura, se não for exposta, é feita uma imobilização, feita uma medicação que o clínico prescreve para dor, e esse paciente é transferido para o Hospital Regional. “ explicou o Vereador Macaxeira.
Diante destes fatos, o vereador pediu informações à direção do Hospital Regional de Penedo, para saber o motivo que a unidade de saúde não está absorvendo os pacientes, exigindo encaminhamento da Secretaria Municipal de Saúde, quando não a obrigatoriedade nisso devido a UPA já ter feito os procedimentos de encaminhamento.



