Vereadores, representantes do poder público e de entidades da sociedade civil organizada reuniram-se nesta terça-feira, 22, na sede da Câmara Municipal de Penedo (CMP), para questionar e sugerir ações relacionadas aos serviços da empresa Águas do Sertão.

O encontro mediado pelo Presidente Manoel Messias Lima (Messias da Filò) foi realizado no formato de audiência pública, atendendo solicitação do Vereador Alcides de Andrade Neto (Cidoca).

Na condição de requerente do evento, Cidoca formulou perguntas que serão encaminhadas no documento gerado pela audiência, assim como os demais participantes, criticando a ausência de representantes da concessionária dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto para todo o perímetro urbano de Penedo e parte da zona rural.

Apesar da justificativa encaminhada para a CMP sobre o não comparecimento (agenda prévia dos técnicos e gestores da empresa capazes de esclarecer os questionamentos), a falta de representantes da empresa Águas do Sertão foi bastante criticada.

Ainda assim, a audiência pública ocorreu com relevantes contribuições dos participantes, seja por parte dos edis ou das demais pessoas que se posicionaram em nome das instituições que representavam, inclusive empresários e moradores da cidade, oportunidade de fala aberta mediante inscrição prévia, no plenário.

Entre cobranças e propostas, ficou definida a formação de uma Comissão Especial que será oficializada na próxima sessão ordinária do Poder Legislativo Municipal. Ela terá a missão de levar os encaminhamentos da maneira mais assertiva, com sugestões expostas no debate, inclusive a necessidade de fiscalização dos serviços pelo município e a regulação da Arsal.

Além dos edis e da população, a audiência pública contou com a participação direta da assessoria jurídica da casa legislativa, do Poder Executivo Municipal, por meio de sua Procuradora Geral; da Defensoria Pública do Estado de Alagoas; do Procon Penedo; do Sindilojas Penedo; da seccional da OAB e da Federação das Associações do Moradores de Penedo.