A solução para o impasse sobre o uso do precatório do Fundef em Penedo passa pela abertura de diálogo com o governo municipal. Com esse objetivo, o Vereador Fagner Matias pediu apoio da bancada governista durante seu discurso nessa quinta-feira, 15.

Ele também rebateu a justificativa apresentada pela administração municipal para o corte das gratificações de efetivos e comissionados. Na emenda que apresentou, Matias altera a Lei da Reforma Administrativa para que os critérios de concessão do pagamento também sejam estabelecidos por lei e não por decreto.

Fagner Matias falou ainda sobre a propaganda que o gestor penedense fez da obra de pavimentação no Povoado Tabuleiro dos Negros, recurso que o vereador conseguiu com o então deputado federal Ronaldo Lessa e cujo serviço é executado pela Codevasf, informações omitidas pelo prefeito, segundo Matias no agradecimento da publicidade.

De forma regimental, o vereador encaminhou expediente às Defensorias Estadual e Federal, no sentido de obter apoio para validação da formação dos universitários lesados no chamado Golpe do Diploma, pedindo atuação da assessoria jurídica da Câmara na elaboração do documento, com base no Direito do Consumidor e na omissão do Ministério da Educação em relação à gravidade do caso.

Por fim, Fagner Matias agradeceu a aprovação do decreto de sua autoria que concede o título de cidadão pendense para Jaílson Gomes, policial militar que reside em Penedo desde 2002. “Só sabe o que é polícia quem passa por ela”, declarou Matias, criticando a falta de valorização das esferas públicas á corporação responsável por manter a ordem e a segurança pública.