Vereadores de Penedo recebem universitários na volta dos trabalhos legislativos

Sessão foi realizada nesta última quinta-feira, 3 de agosto.

Na volta dos trabalhos parlamentares, a Câmara de Penedo recebeu estudantes universitários que foram até a sede do Poder Legislativo penedense para pedir auxílio aos edis no sentido de sensibilizar o Poder Público a ceder um transporte para que os mesmos possam se locomover até a UFAL de Arapiraca, local onde eles estudam.

A intermediação entre estudantes e Câmara foi através do Vereador Fagner Matias (PDT), que incentivou e levou os mesmos até a “Casa de Leis” para que eles pudessem fazer suas reivindicações.

O estudante Cloel, representante dos universitários, foi convidado pelo Presidente Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior “Júnior do Tó” (PDT), a fazer o uso da fala na tribuna da casa. Em suas palavras, o aluno relatou a situação difícil dos estudantes que têm que se locomover todos os dias para o agreste alagoano. Segundo ele, essa dificuldade fez com que muitas pessoas tivessem desistido, pois não tinham condições financeiras para manter o transporte.

“Nós saímos daqui todos os dias 06h, encaramos 01:30h de viagem para ir, e 01:30h para voltar. Alguns estudantes infelizmente desistiram do curso por não ter condições de pagar o transporte. Hoje o transporte está na casa 5 mil reais, e alguns estudantes pararam seu curso e trancaram porque não têm condições de pagar”, relatou Cloel.

O estudante também relatou que antigamente era um ônibus lotado de alunos, mas atualmente apenas uma van realiza o transporte com dez estudantes.

Para finalizar, Cloel informou ainda que na Ufal Arapiraca existem vários universitários de fora da cidade, e segundo ele, todos os das outras cidades contam com apoio do município para serem transportados, menos a cidade de Penedo. Devido a isso, o estudante pediu apoio dos vereadores para que se não fosse arcado os 100% dos custos pelo município, que fosse algo aproximado nesta porcentagem.

O Vereador Derivan Thomaz se sensibilizou com os estudantes, relatando que essa situação é bastante antiga já. O edil se colocou à disposição para tentar ajudar no que for preciso junto ao Poder Executivo.

O Presidente Júnior do Tó sugeriu que a bancada de situação, que entraria em reunião com o executivo em breve, colocasse também na pauta este assunto dos estudantes.

O Líder do Governo, Vereador Bili Marques (PMDB), adentrou no assunto e relatou que entrou em contato com a Secretaria de Educação e foi informado que já existia uma conversa em andamento sobre isto. O vereador ainda explanou que os alunos ficaram de enviar um ofício de cadastramento destes alunos para que a secretaria pudesse resolver de vez essa questão.

Fagner Matias relatou que já pegou essas informações com os alunos e enviou para a referida secretaria, porém ainda estava aguardando uma resposta da “pasta” para que os alunos fossem atendidos.

Mesmo assim, os vereadores irão reforçar este pedido dos alunos ao prefeito de Penedo, onde deverão se reunir ainda nesta sexta-feira (4) para tratar de assuntos relativo ao município.