Câmara de Penedo abre espaço para ambientalista discursar sobre a importância da água

Antônio Gomes dos Santos, Seu Toinho Pescador, como é conhecido, usou a Tribuna da Câmara

Na semana em que comemora o Dia Mundial da Água, o Poder Legislativo penedense abriu exceção nesta sessão ordinária desta quinta-feira, 23 de março, para que se fosse falado um pouco sobre a importância da água e também do Rio São Francisco na cidade ribeirinha de Penedo.

O Presidente em exercício, Ernande Pinheiro, concedeu 10 minutos na tribuna para o ex-presidente da Colônia de Pescadores Z-12, ambientalista e defensor do ‘Velho Chico’, Toinho Pescador, discursar sobre a importância do líquido precioso.

Primeiramente Toinho agradeceu o espaço concedido para falar a respeito do tema tão importante. O mesmo contou sua trajetória de luta em defesa do Rio São Francisco e também se mostrou conta a transposição do ‘Velho Chico’, que segundo ele, só deveria acontecer caso houvesse uma revitalização.

Toinho também contou um pouco da história de cultivação agrícola penedense, onde citou o cultivo do arroz como a principal atividade em anos passados e lamentou que as autoridades competentes esqueceram isto. O ambientalista também comentou a poluição encontrada na Várzea da Matiruba (hoje APA da Marituba), onde não se pode encontrar mais peixes em abundância como antigamente.

O discursante aproveitou o momento para fazer a divulgação de seu livro que trata sobre entre outras coisas, o Rio São Francisco e poesias referentes ao meio ambiente.

1 COMMENT