Secretário de Segurança recebe vereadores de Penedo

O Secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Lima Júnior, recebeu nesta segunda-feira, 09, uma comissão de vereadores em atendimento à solicitação de audiência para discutir o recrudescimento da criminalidade em Penedo.
A comitiva formada pelo Presidente da Câmara Municipal de Penedo (CMP), Vereador Júnior do Tó (Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior), Vereador Messias da Filó (Manoel Messias Lima) e Vereadora Lúcia Barbosa foi acompanhada pelo Deputado Estadual Cidoca (Alcides Andrade Neto), um dos articuladores do encontro realizado em Maceió que contou também com a presença do Prefeito Március Beltrão e do Vice-Prefeito Ronaldo Lopes.

Após o relato dos recentes casos de violência em Penedo (arrastões em praça pública e povoados, roubos à mão armada dentro de residências e nas ruas, assaltos em pontos comerciais e veículos de transporte coletivo), a comitiva penedense fez as reivindicações em nome da população que está refém da criminalidade.

Para o Presidente Júnior do Tó, uma das medidas necessárias é o aumento do efetivo policial e o funcionamento da atual sede da delegacia de Penedo apenas como Casa de Custódia, oferecendo outro local e condições de trabalho para delegados e agentes. Messias da Filó também destacou a necessidade da retomada do policiamento com motos e carros. Já Lúcia Barbosa destacou o foco no combate ao tráfico de drogas.

Bastante objetivo, o Secretário de Segurança disse que o aumento de efetivo depende da formação de novos ‘praças’, com 200 próximos de concluir o curso, mais 200 em vias de convocação e 400 a serem chamados a partir de outubro.
O Coronel Lima Júnior destacou ainda a importância da informação passada para a polícia e a colaboração da população por meio de denúncias anônimas, principalmente pelo Disque 181. Ele também declarou que conversará com o comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Coronel Joanilson Sampaio (Jota Júnior) e o delegado regional Guilherme Iusten.

O Prefeito Március Beltrão informou a publicação da lei de monitoramento eletrônico e solicitou resposta da SSP-AL ao pedido que fez, por ofício, da cessão de veículos da pasta que estão sem uso em Penedo. A medida visa dotar a SMTT de carros que possam ser recuperados.

Já o Vice-Prefeito Ronaldo Lopes falou sobre a necessidade de agilizar a transmissão de informações entre o efetivo que está nas ruas e o comando, sugerindo o uso de aplicativos de mensagens instantâneas.