Vereador Dr Raimundo pede cópia dos relatórios da Saúde solicitadas pelo MPE

O Vereador Dr. Raimundo (Raimundo Jorge Rosário Souza) requereu da Secretaria Municipal de Saúde o envio de cópia dos relatórios que devem ser encaminhados ao Ministério Público Estadual. A pasta está obrigada a informar, a cada três meses, o que tem feito em relação às recomendações da Promotoria de Justiça sobre a assistência para a população penedense.

A solicitação foi apresentada quinta-feira, 03, quando Dr. Raimundo leu na tribuna da Câmara Municipal de Penedo trechos da divulgação que consta no portal de notícias do MPE. Em resumo, é preciso ampliar o programa Estratégia de Saúde da Família, dotar os postos de infraestrutura capaz de atender melhor os pacientes, manter os postos abastecidos com insumos e aparelhos necessários e ampliar o número de agentes de saúde.

A Prefeitura de Penedo terá “prazo de um ano para adotar todas as providências necessárias à correção de irregularidades constatadas no Relatório de Encerramento de Auditoria nº 15.611, do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS)”, diz o texto do MPE sobre deficiências verificadas durante levantamento no período de 27 a 31 de julho do ano passado.

“Isso significa o quê? Que o Ministério Público cobra o que nós, vereadores, temos cobrado da Prefeitura de Penedo e da Secretaria Municipal de Saúde aqui na Câmara! Em 2015 foram destinados um milhão e meio só para investimentos. É pouco? Tenho certeza que não”, afirmou Dr. Raimundo em seu discurso.

Enquanto o município é cobrado para cumprir com suas obrigações, a saúde de Penedo recebe melhoras graças ao trabalho do deputado federal Givaldo Carimbão. Dr. Raimundo destacou a ação do parlamentar que destinou dois milhões e meio para modernização do centro cirúrgico e das enfermarias do Hospital Regional, unidade mantida pela Santa Casa de Penedo.