Paciente espera quatro meses por um resultado de citologia, denuncia Dr. Raimundo

Quatro meses de espera pelo resultado de uma citologia. A demora na entrega do exame para paciente atendida na rede pública de saúde em Penedo foi denunciada pelo Vereador Dr. Raimundo (Raimundo Jorge Rosário Souza) durante audiência pública na Câmara Municipal de Penedo (CMP) com a Secretária de Saúde Vera Costa.

Em sua resposta, a gestora disse que essa situação foi discutida com representantes dos laboratórios conveniados com o município, ficando acertado que o prazo para a entrega será de 15 dias. Dr. Raimundo denunciou ainda que Agente Comunitário de Saúde deixou de registrar peso de bebês – uma das missões da categoria – por falta da ‘calcinha’ da balança portátil.

Apesar de solicitada, a peça que viabiliza o uso da balança não chegou para a ACS. Outro ponto criticado pelo Vereador é a ausência de informações oficiais da pasta na Casa Legislativa, inclusive prestação de contas. Vera Costa informou que o balanço financeiro da pasta será realizado a cada quatro meses, com primeira apresentação ainda este neste mês de maio.

Sobre questionamentos do Vereador em relação ao acompanhamento pré-natal em Penedo, Vera Costa disse que o município não atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde (sete consultas) em 2014, mas que há uma recuperação na assistência às gestantes em 2015.

Sobre a gratificação aos profissionais de nível superior da saúde, o incentivo voltou a ser pago mediante produção de cada profissional, segundo Vera Costa. Ela também se comprometeu em informar valores do contrato fechado entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Santa Casa de Penedo, conforme Dr. Raimundo solicitou em ofício datado de 19 de março ainda sem resposta até esta quinta-feira, 30 de abril, data da audiência na CMP.