As obras em curso no Centro Histórico de Penedo estão acabando com investimentos feitos recentemente com recursos públicos e causando mais transtornos do que a expectativa criada a partir da apresentação do cronograma dos serviços. Para cobrar explicações, os vereadores decidiram convidar representante da empresa a se fazer presente na Casa Legislativa.

A decisão unânime da Câmara Municipal de Penedo (CMP) aconteceu durante a sessão realizada nesta quinta-feira, 09 de abril. O tema foi levado à tribuna pelo vereador Dr. Raimundo (Raimundo Jorge Rosário Souza). A instalação de uma nova rede de drenagem de águas das chuvas não deve ser confundida com obra de saneamento, ressaltou o parlamentar ao comentar que será preciso empregar mais recursos para fazer o saneamento básico.

Além disso, a melhora para a saúde pública do povo de Penedo e a devolução de águas limpas para o Rio São Francisco implicará na realização de obras no mesmo local onde três grandes intervenções ocorreram nos últimos vinte anos. “É mais uma enganação que estão fazendo com a gente”, reclamou em aparte o vereador Mano da Caçamba (Armando Lima).

obras-penedo-foto-fernando-vinÃ-cius

Ronaldo Vicente reforçou a crítica e também ironizou “as aulas” de gestão dadas pelo prefeito Március Beltrão, referindo-se às palestras ministradas pelo gestor em eventos fora de Penedo.

A ausência de Beltrão do município foi destacada por Derivan Thomaz, comentando que o período mais recente de ‘sumiço’ do prefeito de Penedo alcançou 14 dias. “A gente está de olho, não se engane não que ninguém aqui está à toa”, comentou o edil que voltou a cobrar relatório discriminado, mês a mês, do uso dos royalties recebidos pela prefeitura da Petrobrás nos anos de 2013 e 2014.

A falta de prestação de contas pelo governo Március Beltrão também foi discutida no plenário da Câmara Municipal de Penedo. São dois anos e quatro meses sem nenhuma audiência pública quadrimestral realizada, assim como a falta de balancetes mensais da administração municipal.

 

Texto e foto Fernando Vinícius – jornalista MTB 837/AL