Câmara Municipal de Penedo elege Secretários da próxima Mesa Diretora

Os ocupantes dos cargos de Primeiro e Segundo Secretários da próxima Mesa Diretora da Câmara Municipal de Penedo (CMP) foram eleitos nesta terça-feira, 09 de dezembro. Por meio de votação aberta no plenário, em continuidade à reunião ordinária iniciada na quinta-feira, 05 de dezembro, os vereadores concluíram a composição do comando do Poder Legislativo para 2015/2016.

Os trabalhos parlamentares foram reiniciados pelo Presidente Alcides Andrade Neto com apresentação do parecer jurídico da CMP a respeito das três chapas registradas na quinta-feira, 04, e ainda sobre a participação do vereador Derivan Thomaz na sessão. Neste caso, conforme consta no Artigo 22 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Penedo, o direito de votar e participar efetivamente dos debates no plenário cabe aos vereadores que assinarem o livro de presença até o início da ordem do dia.

Como Derivan Thomaz chegou após o início da ordem do dia, caracterizada pela abertura dos trabalhos da eleição para Presidente e Vice da CMP, o referido parlamentar ficou impedido de votar e debater sobre o tema em pauta.

Sobre as candidaturas registradas na quinta-feira, 05, a Presidência da CMP indeferiu todas três com base nas irregularidades apontadas em parecer jurídico da Câmara. Sendo assim, foi aberto novo prazo para inscrição de chapas, restando ao fim do processo apenas a formalização de somente uma chapa, com Armando Lima (Mano da Caçamba/1º Secretário) e José Vormil de Vasconcelos (Biu Idalino/2º Secretário).

A chapa foi confirmada por maioria dos votos, oficializando assim a formação da Mesa Diretora do próximo biênio, que será presidida por Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior (Júnior do Tó) e vice-presidente Valdir Batista dos Santos (Nem Batista).

Na próxima quinta-feira, 11 de dezembro, a Câmara Municipal de Penedo promove audiência pública sobre a prestação de contas da Prefeitura de Penedo. Os trabalhos começam às 14h30 no auditório da Casa de Aposentadoria, com transmissão ao vivo no portal da CMP (www.camarapenedo.al.gov.br).