Câmara Municipal de Penedo define presidente e vice do próximo biênio

A Câmara Municipal de Penedo (CMP) definiu a composição de sua Presidência para o próximo biênio. Por meio de votação aberta realizada na sessão desta quinta-feira, 04 de dezembro, o vereador Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior (Júnior do Tó) estará no comando do Poder Legislativo em 2015 e 2016, sendo o vice-presidente Valdir Batista dos Santos (Nem Batista).

Dos 13 parlamentares que compõem a atual legislatura penedense, a única chapa registrada no pleito obteve dez votos favoráveis e dois em branco. Derivan Thomaz não participou porque compareceu à reunião depois da leitura da Ordem do Dia, o que lhe garantiu presença no plenário até o encerramento dos trabalhos, ainda que sem direito de se manifestar e votar, conforme explicou o atual Presidente da CMP, Alcides Andrade Neto (Cidoca).

Impasse

Já a eleição para Primeiro e Segundo Secretários da Mesa Diretora da CMP foi adiada devido ao impasse gerado sobre o registro de candidaturas. A bancada de oposição questionou a inscrição de Armando Lima (Mano da Caçamba) para o cargo de 1º Secretário e Manoel Messias Lima (Messias da Filó) para 2º Secretário porque ambos já constavam como candidatos em situação invertida, ou seja, Messias como 1º Secretário e Mano na condição de 2º.

A inscrição do mesmo parlamentar em mais de um cargo na mesma eleição é vedada pelo Regimento Interno da CMP. Armando Lima argumentou sobre a retirada do processo da primeira formação, com Messias como 1º Sec. e ele como 2º Sec., mas também foi reclamada a suposta extemporaneidade do segundo registro, o que gerou novas polêmica por diferentes interpretações do Regimento Interno, omisso em certos aspectos do tema em debate.

Apesar das consultas à assessoria jurídica da Casa Legislativa, permaneceu a falta de consenso, assim como a inscrição do vereador Raimundo Jorge Rosário Souza (Dr. Raimundo) como 1º Secretário e da vereadora Lúcia Barbosa para 2ª Secretária. A eleição dos cargos em aberto está marcada para às 14h30 de terça-feira, 09 de dezembro, no auditório da Casa de Aposentadoria.

Por Fernando Vinícius – jornalistas MTB 837/AL