Secretário de Agricultura presta esclarecimentos na CMP

Durante a sessão ordinária realizada em 08 de maio, o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Agrário (SEMADA), Ricardo Góes Martins Araújo, atendeu convite da CMP e compareceu ao plenário para prestar esclarecimentos sobre atividades da pasta que tem aproximadamente 70 trabalhadores, sendo 49 efetivos e o restante comissionado ou prestador de serviço.

Do total de efetivos, praticamente a metade é de magarefes, pessoal que trabalha no abate de animais no matadouro do muncípio, conforme declarou o secretário. Questionado sobre o montante arrecadado no matadouro municipal, Ricardo Araújo disse não ter a informação porque a arrecadação é direcionada à Secretaria de Finanças, sem repasse de percentual para a SEMADA.

Informações passadas aos vereadores ainda durante a reunião estimam que, somente com o abate de animais de grande porte (bovinos), o município arrecada cerca de R$ 3.800,00 por semana. Para os edis, parte desse valor deveria ser diretamente revertido para a Secretaria que dispõe apenas de um técnico agrícola (servidor comissionado) e dois veterinários em seu quadro de pessoal, um deles cedido à Emater Alagoas.

Com recursos próprios, a SEMADA poderia consertar equipamentos danificados, como por exemplo uma grade e uma roçadeira, contratar pessoal especializado e também investir na compra de maquinário, conforme argumentaram os vereadores.

Ricardo Araújo concorda com a avaliação e informou que, em breve, o município ganhará uma patrulha mecanizada, avanço obtido por meio de emenda parlamentar do senador Fernando Collor. O secretário destacou o trabalho de hortas medicinais e orgânicas, o incentivo à apicultura, plano de aquicultura, cursos de capacitação, entidades parceiras, reformas no matadouro, ordenamento na feira livre de Penedo, recuperação do telhado do Mercado Público da Feirinha, programa de preparo de solo em diversas comunidades da zona rural de Penedo, dentre outras atividades.

Sobre a distribuição de sementes do governo estadual, Ricardo Araújo criticou o tratamento do atual gestor da pasta no governo estadual, o penedense José Marinho Júnior, ao município e o repasse abaixo do pedido encaminhado, por meio de ofício, em 13 de novembro do ano passado. Do total solicitado de 68.521 toneladas, os pequenos produtores rurais receberão este ano 25.200 toneladas, três de feijão de arranca, uma de feijão de corda, três toneladas e setecentos quilos de milho e o restante de arroz.

Ricardo Araújo encerrou sua palestra parabenizando os vereadores, colocando-se à disposição para novos esclarecimentos e afirmando que a visita atende “ao bom estreitamento da relação entre a Câmara de Vereadores e os gestores das pastas do município”. Em ofício encaminhado ao parlamento, o Secretário Municipal de Comunicação, Rafael Medeiros, informa que estará na CMP nesta quinta-feira, 15.

As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Penedo acontecem toda quinta-feira, a partir das 14h30, no auditório da Casa de Aposentadoria por conta da reforma da sede do Poder Legislativo local. Quem quiser acompanhar a reunião pela internet, basta acessar o endereço da CMP na rede mundial de computadores (www.camarapenedo.alg.gov.br) ou ouvir a transmissão pela AM Rio São Francisco.

Por Fernando Vinícius – jornalista MTB 837/AL

Foto: Cone Freire