Raimundo Jorge Rosário Souza (Dr. Raimundo)

o vereador fez um apelo à Secretária Municipal de Saúde (SMS), Vera Costa, para que amplie o contrato que existe entre a pasta e a Santa Casa de Misericórdia de Penedo. O objetivo da sugestão é melhorar a qualidade dos serviços do Centro de Diagnóstico, setor que é uma ‘dor de cabeça’ a ser administrada pela secretaria, como frisou o parlamentar que comandou a SMS por oito anos.

Com a ampliação da contratualização, não será necessário o município fazer licitação para contratação de Organização Social que realize exames de raios-x e similares. Dr. Raimundo informou ainda que somente nos meses de janeiro, fevereiro e “um pedaço de março”, o Fundo Nacional de Saúde repassou R$ 5.208.151,77 (cinco milhões, duzentos e oito mil, cento e cinquenta e um reais e setenta e sete centavos) para o Fundo Municipal de Saúde.

Em 2013, o valor total da transferência de recursos da União para a prefeitura de Penedo, somente na área de saúde, “Fundo a Fundo”, foi de R$ 15.845.754,33 (quinze milhões, oitocentos e quarenta e cinco mil, setecentos e cinquenta e quatro reais e trinta e três centavos), informou Dr. Raimundo em seu pronunciamento.

O parlamentar solicitou envio de convite ao sr. Pedro Madeiro, superintendente do Conisul (Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas) para que preste esclarecimentos a respeito de procedimentos adotados para a área de saúde pelo consórcio no qual Penedo está inserido.

Dr. Raimundo também abordou a polêmica inclusão da chamada ‘teoria do gênero’ no Plano Nacional de Educação, proposta de deputado Angelo Vanhoni (PT/PR) que impõe já na formação escolar das crianças um discernimento que ocorre somente na fase adulta, quando se define opção sexual, homo ou hetero.

O vereador afirmou respeitar a diversidade sexual, mas discorda da proposta que pretende alterar o tratamento de gênero entre masculino e feminino, desde a fase infantil, para a uma possível escolha que virá em outra fase do desenvolvimento de cada ser humano.

Para evitar o avanço do que considera uma afronta à principal célula de formação da sociedade, a família, Dr. Raimundo pediu aos que compartilham da mesma posição que pressionem os membros da bancada federal alagoano para que votem contra a ‘teoria do gênero’, frisando que o deputado federal Givaldo Carimbão já se posicionou publicamente contrário à inclusão, atitude parabenizada pelo parlamentar.