Peti e AABB Comunidade não funcionam em Penedo, denuncia Ronaldo Vicente

Os programas sociais Peti e AABB Comunidade deixaram de funcionar em Penedo a partir de 2013, conforme destacou o vereador Ronaldo Vicente na sessão de quinta-feira, 31 de outubro. Os projetos que atendem crianças e adolescentes são desenvolvidos em parceria e deveriam ser retomados pela atual gestão, segundo o parlamentar que prometeu investigar suposto remanejamento de monitores aprovados em processo seletivo pela Secretaria de Educação.

Ronaldo Vicente explicou que a prefeitura só precisa disponibilizar monitores, pessoal lotado em escolas para não denunciar a falta de convocação para atuar nos programas sociais, conforme suspeita a ser apurada pelo vereador, e fornecer alimentação para fazer funcionar o AABB Comunidade, programa que na administração passada atendia 120 crianças. Sem o AABB Comunidade e nem o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), a Secretaria de Educação peca pela falta de assistência, mas economiza em merenda, segundo o parlamentar.

Fim da jornada ampliada

O professor Ronaldo Vicente também criticou a interrupção da jornada ampliada para alunos com dificuldade de aprendizagem ou em situação de distorção idade/série pela atual gestão. O projeto lançado quando esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação colocou cerca de 560 estudantes em sistema de regime integral na escola, recebendo alimentação e reforço no turno contrário ao das aulas regulares.

O ex-secretário disse ainda ter sido informado que a merenda escolar não tem sido distribuída na quantidade adequada, com diretores precisando comprar floco de milho a fim de preparar cuscuz para alimentar os estudantes. Frutas também está escassas no cardápio da merenda, conforme denúncias feitas ao vereador que também pediu a volta do ônibus para atender alunos e alunas da comunidade Capela, pessoal que passou a ser transportado num micro-ônibus, veículo cuja capacidade de transporte é insuficiente para atender a demanda.

Serviços precários

A precariedade dos serviços públicos ofertados atualmente em Penedo na área da saúde fez com que o parlamentar sugerisse a troca da Secretária Vera Costa pelo funcionário Marcondes, servidor que tem resolvido as pendências da pasta. Ronaldo Vicente declarou ainda que as escolas de Penedo foram entregues no final do primeiro governo Március Beltrão em situação muito pior do que a atual, destacando a construção e reforma de unidades de ensino e de postos de saúde durante o governo Alexandre Toledo/Israel Saldanha.

O vereador pediu a realização de concurso público e solicitou, na forma de requerimento, a limpeza das praças localizadas nos conjuntos residenciais situados no bairro Raimundo Marinho, principalmente no Vale do Marituba. Ele também solicitou providências em relação ao abastecimento de água para moradores do povoado Tabuleiro dos Negros, fornecimento realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Penedo.

Ronaldo Vicente parabenizou a realização do baile Anos Dourados, promovido pela ex-vereadora Ivana Toledo para clubes da terceira idade, e também informou que o projeto de sua autoria a respeito da nomeação de ruas no Residencial Ouro Verde foi sancionado pelo Poder Executico, solicitando o informe oficial aos órgãos públicos (SAAE, Eletrobrás, Correios).