Ronaldo Vicente denuncia arbitrariedade contra o Conselho Municipal de Educação

O Conselho Municipal de Educação (CME) de Penedo foi impedido de ter acesso à sala onde funcionava, espaço localizado na Escola Municipal Professora Lúcia Nogueira Moreira, segundo denúncia apresentada pelo vereador Ronaldo Vicente. Informado pela presidente do CME sobre o ato cometido pela direção da unidade de ensino, o caso foi encaminhado ao Ministério Público, instituição que ordenou a abertura do espaço para o Conselho Municipal de Educação.

Ao ter acesso à sala onde havia documentos do Conselho e até mobiliário e um computador à disposição do órgão deliberativo, a presidente deparou-se com uma sala praticamente vazia, segundo o relato passado ao vereador Ronaldo Vicente e divulgado na tribuna da Câmara Municipal de Penedo (CMP) durante a sessão realizada em 07 de março. Indignado com a situação, ele declarou que pedirá um espaço na tribuna do Parlamento penedense para que a presidente do Conselho Municipal de Educação apresente seu relato sobre o caso.

CMDCA precisa ser reativado

Outra situação abordada pelo vereador Ronaldo Vicente diz respeito à desativação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Para ser reativado, a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) deve indicar seus representantes e conduzir o processo de funcionamento do órgão.  O parlamentar também falou sobre o repasse de recursos federais para a Secretaria Municipal de Saúde, tema exposto por Dr. Raimundo, e perguntou por que não se paga os salários atrasados dos servidores da pasta com parte dessas verbas.

O vereador tucano requereu que o governo estadual amplie a pavimentação da estrada do Bolívar, acesso mais utilizado para se chegar na Pindorama e também do povoado Pescoço até a cooperativa. Ronaldo Vicente também pediu a reforma do ginásio de esportes Padre Manoel Vieira e da antiga sede da 9ª Coordenaria Regional de Ensino (CRE), hoje depósito de parte do acervo da Fundação Casa do Penedo, solicitação encaminhada com cópia ao Governador, Secretário Estadual de Educação e ao deputado Fernando Toledo.

Os pedidos de reforma em estruturas da educação receberam aditivo do vereador Dr Raimundo, autor da inclusão do ginásio do CAIC (Escola Municipal Profa. Ruth Mendonça). Ronaldo Vicente disse ainda que o Secretário Adriano Soares estará em Penedo durante dois dias, visita em função de Penedo ter a sede da 9ª CRE, momento oportuno para apresentação das cobranças feitas pelos vereadores.