Messias da Filó propõe medidas para a zona rural de Penedo

O homem do campo precisa de assistência técnica, sementes e máquinas agrícolas para preparar o solo onde famílias que sobrevivem em regime de agricultura familiar tiram seu sustento. As medidas propostas pelo vereador Messias da Filó (Manoel Messias Lima/PDT) na Câmara Municipal de Penedo (CMP) visam gerar emprego e renda na zona rural do município que consome grãos, hortaliças, verduras e frutas importadas de outras cidades.

A necessidade de um Programa de Desenvolvimento Rural para Penedo foi um dos temas abordados por Messias da Filó durante a sessão de 07 de março. O vereador tem feito seguidas sugestões e cobranças com objetivo de incrementar a oferta de emprego e de renda no município. Em relação às necessidades dos pequenos produtores rurais, o parlamentar questionou qual é o planejamento que a Secretaria Municipal de Agricultura tem para eles, citando os avanços obtidos recentemente com a produção de arroz no povoado Ponta Mofina.

Proposta para manter o homem no campo

Caso a pasta responsável pela agricultura em Penedo não tenha um projeto para assegurar a permanência do homem no campo, Messias da Filó se prontificou em apresentar uma proposta ao Poder Executivo. Ainda em sua defesa por mais empregos e renda no município, o vereador disse que nem ele e nem o Poder Legislativo nunca foram contra a regularização do mototáxi em Penedo, desmentindo acusações feitas durante a campanha eleitoral de 2012.

Messias da Filó é o presidente da Comissão de Justiça, setor da CMP que analisará a proposta que regulamenta o transporte de passageiro em motocicletas. Na sessão do dia 07 de março, representantes de uma associação e uma cooperativa que prestam o serviço em Penedo estiveram na Câmara de Vereadores, pedindo mudanças no projeto de lei que tramita naquele parlamento.

Demonstrando a coerência que marca sua atuação como vereador, Messias da Filó explicou que é preciso trabalhar corretamente, de acordo com a legislação. Dessa forma, o projeto de lei terá a segurança jurídica para ser respeitado e cumprido, ao invés de se aprovar uma matéria sem consistência, visando agradar a categoria. O parlamentar ressaltou ainda que o trânsito em Penedo precisa ser municipalizado, ação de responsabilidade da prefeitura.

Uma nova linha de ônibus

Em seus requerimentos, Messias da Filó pediu uma nova linha de ônibus, cujo trajeto no sentido Centro até a parte alta da cidade passaria pelas Ruas Ulisses Batinga e São José até chegar às Vilas São Francisco e Santa Clara, seguindo pela Rua Castro Alves para sair na Rodovia Engenheiro Joaquim Gonçalves, retornando no Trevo do Bom Jesus, começo da volta ao Centro Histórico pelo trajeto que as demais linhas fazem.

Messias da Filó explicou que a solicitação dessa linha é dos moradores da Vilas. O vereador pediu ainda a desobstrução do canal que contorna a Lagoa do Oiteiro para evitar inundações durante o inverno e parabenizou o Departamento Municipal de Transportes por distribuir os agentes de trânsito nas imediações das escolas situadas em áreas de grande fluxo de veículos. Atendendo pedido do colega parlamentar Ronaldo Vicente, o ofício de congratulação também solicitará a pintura de faixa de pedestres em frente às escolas.