Imprensa questiona Câmara Municipal de Penedo

Entrevista coletiva para jornais eletrônicos

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Penedo (CMP) convidou editores e repórteres de jornais eletrônicos do município para uma entrevista coletiva, encontro realizado nesta quarta-feira, 04 de setembro. Ao lado de vereadores, o Presidente Alcides de Andrade Neto (Cidoca) falou sobre temas relacionados ao funcionamento do Poder Legislativo Municipal, bate-papo promovido na Sala das Sessões Sabino Romariz.

Definida por ordem de chegada da imprensa, a sabatina foi aberta por Raul Rodrigues. Ele questionou o atual momento da CMP, onde os debates entre os vereadores Cidoca e Nelsinho (Antônio Nélson Oliveira de Azevedo Filho) conturbaram o ambiente legislativo, conforme avaliação do responsável pelo site correiodopovo-al. Cidoca declarou que a época atual não é diferente do passado, referindo-se a recorrência de confrontos entre membros das bancadas de oposição e de situação.

Busca do entendimento

“Eu sei que antes era até pior, muitas discussões, caso de vereador com arma aqui no plenário. Também tivemos atos arbitrários, como quando eu tive o mandato cassado e uma semana depois voltei para esta Câmara por ordem da Justiça”, declarou Cidoca. O Presidente também afirmou que ele e Nelsinho se entenderam e que o fato de ser oposição ou situação não deve interferir nos discursos realizados na tribuna da Câmara. Os episódios recentes também serviram para amadurecimento dos dois parlamentares e que todos aprendem quando superam situações de conflito.

Responsável pelo site diariopenedense, Geraldo José, popular Géo, questionou a não realização das audiências públicas quadrimestrais para prestação de contas por parte da Prefeitura, uma obrigação prevista em lei. Cidoca declarou os vereadores tem cobrado a realização dos atos e que há previsão de acontecer até o final de setembro. O Presidente acrescentou ainda que a ausência de informações no “restos a pagar” e o atraso no fechamento dos balancetes da gestão passada prejudicam os trabalhos da atual administração, inclusive em sua prestação de contas.

Licitação para emissoras

Geraldo José também perguntou a respeito da retomada da transmissão das sessões da Câmara via rádio, divulgação que será definida por meio de licitação, sendo que apenas duas emissoras da cidade (Penedo FM e Grande Rio FM) estão legalmente habilitadas a participar do processo, conforme respondeu Cidoca com base em levantamento já concluído pela Prefeitura.

Representando o site canalpenedo, Émerson Feitosa indagou sobre o que a Câmara tem feito para obter resposta do Poder Executivo sobre os questionamentos dos vereadores, em especial os reclames da bancada de oposição. O Presidente ressaltou que o líder do bloco governista, Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior (Júnior do Tó) tem se esforçado em buscar os esclarecimentos, o que gera algumas respostas durante as reuniões, repasse de informação que também tem sido feito por outros membros da bancada. O blogueiro também indagou sobre a atuação de Cidoca em defesa da gestão atual, comportamento que estaria gerando conflito com o cargo de Presidente.

Situação só na tribuna

Cidoca esclareceu que atua como integrante do bloco governista quando deixa a Presidência da CMP para fazer discursar na tribuna, procedimento comum a qualquer vereador, independente de cargo que ocupe na Mesa Diretora. Ele ressaltou ainda que esteve com Március Beltrão em Brasília e que tem acesso aos políticos parceiros da administração. Por isso, é conhecedor do que está sendo feito para melhorar o município, admitindo que a população enfrenta problemas que precisam ser resolvidos.

A coletiva foi encerrada com a participação do repórter do site jornaldepenedo-al. Josuel Santos perguntou sobre prazo para a reforma da sede da CMP, obra a ser custeada com recursos poupados a partir da suspensão da verba indenizatória dos vereadores. O ato do Presidente Cidoca permitirá modernizar a Casa Legislativa, serviço em fase de planejamento e que será executado por meio de processo de licitação.

Texto e fotos: Fernando Vinícius jornalista MTB 837/AL