Dr. Raimundo sugere medida de combate à dengue em Penedo

O vereador Dr. Raimundo (Raimundo Jorge Rosário Souza/DEM) parabenizou a escolha do engenheiro Valmir Lessa Lobo para comandar a Secretaria Municipal de Infraestrutura e alertou para o aumento de casos de dengue por causa das “chuvas de verão”. Para combater o problema de saúde pública, Dr. Raimundo sugere que o Poder Executivo Municipal contrate, em regime de urgência, os agentes que faziam o controle da dengue em 2012. A equipe dispensada em função do término do contrato no final do ano voltaria ao trabalho por conta da demora na realização de concurso público ou processo seletivo para preenchimento das vagas.

Dengue

A proposta do vereador Dr. Raimundo tem amparo na legislação, conforme ressaltou, e deve ser analisada com urgência porque Penedo é município epidêmico em dengue. O conhecimento adquirido na prática pelos 11 agentes de saúde favorece o combate aos focos do Aedes Aegypti e será importante para reduzir o índice de infestação predial em Penedo. De acordo com o parlamentar, o percentual registrado em janeiro deste ano foi de 1.56%, sendo que o percentual determinado pelo Ministério da Saúde deve permanecer abaixo de 1%.

Santa Casa

Sempre atento às questões de saúde, Dr. Raimundo disse ainda que foram registrados 20 casos suspeitos de dengue em Penedo. “Essa situação precisa ser resolvida”, afirmou o parlamentar que também falou sobre a Santa Casa de Penedo, afirmando que a situação financeira não é boa e que a classe médica da instituição nunca foi convidada para discutir a gestão do hospital e da maternidade, apesar da geração de receita do complexo depender dos médicos, além das transferências de recursos que só acontecem mediante atendimento aos pacientes.

Pró-Saúde

Dr. Raimundo também declarou, com base em documento emitido pela Justiça Federal, que a empresa Pró-Saúde – gestora do complexo Santa Casa de Penedo desde outubro de 2011 – perdeu a condição de entidade beneficente, inclusive do recurso encaminhado contra a liminar. O vereador encerrou seu discurso reclamando atendimento de pedido de documento que fez à Secretaria da Câmara Municipal de Penedo sobre recolhimento e pagamento de sua contribuição ao INSS, situação que chegou ao conhecimento da Mesa Diretora da CMP durante o discurso do vereador na tribuna, conforme explicou o Presidente Alcides Andrade Neto (Cidoca/PSD), prontificando-se em atender o colega parlamentar.

Balsa

Na primeira sessão ordinária da CMP em 2013, Dr. Raimundo solicitou a reposição do calçamento no acesso ao porto das balsas de Penedo para o trânsito de veículos, parabenizando a reabertura do trecho pela atual da gestão que também deve promover a devida sinalização no local, conforme acrescentou em seu requerimento.