Bancada governista indica nomes para Comissões Parlamentares da CMP

O bloco parlamentar formado por partidos que integram a base governista do Prefeito Március Beltrão indicou nesta quinta-feira, 14, os nomes da bancada para integrar as Comissões Parlamentares da Câmara Municipal de Penedo (CMP. Para a Comissão de Justiça foram apontados os vereadores Messias da Filó (Manoel Messias Lima/PDT) e Biu Idalino (José Vormil de Vasconcelos/PMN). Marcelo Pereira (PT) e Júnior do Tó (Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior/PDT) são os escolhidos para compor a Comissão de Finanças, enquanto que Mano da Caçamba (Armando Lima/PTB) e Derivan Thomaz (PMDB) estarão na Comissão de Fiscalização.

Já o bloco parlamentar de oposição não apresentou os nomes da aliança formada pelo PSDB, DEM, PSC e PSDC. Líder da bancada oposicionista, o vereador Nelsinho (Antônio Nélson de Azevedo Filho/PSDC) justificou a decisão tomada no plenário durante a segunda sessão ordinária da Câmara Municipal de Penedo neste mês de fevereiro. Ele questiona documentos apresentados à Mesa Diretora pela bancada de situação e afirmou que irá recorrer ao Ministério Público Estadual, decisão que retardará a composição das Comissões Parlamentares e o encaminhamento de projetos no parlamento penedense, conforme argumentou o líder da bancada de situação, vereador Derivan Thomaz, durante debate com o vereador Nelsinho.

Atual Presidente da CMP, Cidoca (Alcides Andrade Neto/PSD), afirmou ter a prerrogativa de interpretar os documentos entregues à Mesa Diretora, conforme consta no regimento interno, e por isso aceitou a composição do PMN na bancada de situação. Único candidato do PMN eleito para o parlamento penedense, o vereador Biu Idalino declarou em plenário integrar a bancada governista e apresentou certidão que o coloca como atual presidente do diretório municipal do PMN. Já o líder da bancada de oposição apresenta documento do diretório estadual do PMN que o leva para a oposição.

Fiel da balança na formação das comissões, a ida do PMN para a situação ou oposição decide a maioria da composição das Comissões Parlamentares Permanentes. Em meio ao debate que permeou toda a sessão ordinária da CMP desta quinta-feira, 14, a Câmara Municipal de Penedo apresentou requerimentos e abriu espaço em sua tribuna para evangélicos e universitários. Os primeiros ganharam uma data no calendário de eventos de Penedo, o segundo sábado do mês de julho, conforme anteprojeto de autoria do vereador Derivan Thomaz.

A pedido do vereador Marcelo Pereira, os universitários – representados na tribuna da CMP por Clécia Dias Alcântara Palmeira – obtiveram o espaço e solicitaram a intermediação da CMP para a retomada do transporte viabilizado pela Prefeitura de Penedo até Arapiraca, onde estudam. Suspenso desde outubro de 2012, os alunos – cerca de 80 – estão sendo prejudicados por conta do custeio com deslocamento e demais despesas (alimentação e cópia de livros, por exemplo).