Santa Casa de Penedo apresenta informações aos vereadores

O plenário da Câmara Municipal de Penedo recebeu representantes da Santa Casa de Misericórdia durante a sessão ordinária realizada na quinta-feira, 12.

A instituição convidada a prestar esclarecimentos pelo Vereador Denys Reis foi representada por seu Provedor, o biomédico e empresário Eduardo Regueira; e o administrador de empresas Edmario Melo, servidor do setor administrativo da instituição com mais de 255 anos de serviços prestados ao povo de Penedo e região.

Eduardo Regueira fez um breve histórico sobre da Santa Casa de Penedo e apresentou informações iniciais sobre os recursos que o complexo hospitalar recebeu de parlamentares alagoanos, prestação de contas junto ao Ministério da Saúde, verba recebida para tratamento de Covid-19, reserva financeira empregada para a manutenção dos serviços e a construção do Centro de Hemodiálise.

Sobre a crise financeira da casa de saúde, o provedor apontou atrasos no repasse de responsabilidade do governo estadual, aumento exorbitante de custos com insumos durante a pandemia de Covid-19 e queda no valor de contratos relacionados à prestação de serviços da Santa Casa de Penedo.

Eduardo Regueira destacou a atuação da Câmara Municipal de Penedo na mediação de soluções para os problemas da entidade. Representada por comissões parlamentares, a casa legislativa atuou e atua em favor da Santa Casa de Penedo, apoio institucional que o provedor também informou receber da Prefeitura de Penedo.

Questionamentos

A sabatina dos vereadores aos representantes do hospital/maternidade que atende pacientes do SUS foi aberta por Denys Reis por ser o autor do convite. O parlamentar justificou a iniciativa, frisando o objetivo de colaboração para continuidade do funcionamento da Santa Casa de Penedo.

Denys Reis perguntou a respeito do valor atual da dívida da instituição com pessoal terceirizado e o custo mensal com esses servidores; se a prestação de contas está publicada no portal eletrônico da Santa Casa de Penedo; arrecadação mensal com convênios, repasses de esferas governamentais e recursos privados; montante recebido para tratamento de Covid e estrutura disponibilizada para atender esse fim.

No plenário, as respostas para esses questionamentos e dos demais edis foram apresentadas por Edmario Melo, com o compromisso de envio posterior das informações não apresentadas durante a sabatina.