Por Ascom CMP
O Vereador Valdinho Monteiro cobrou a divulgação do estudo de viabilidade do SAAE Penedo, documento que não foi apresentado durante a sessão legislativa que debateu o futuro da autarquia e os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto no município.
Autor do convite que levou o prefeito Ronaldo Lopes e o secretário estadual de Infraestrutura, Maurício Quintella, até a Câmara Municipal de Penedo, Valdinho Monteiro criticou a ausência do levantamento no plenário e cobrou o envio do estudo financeiro e jurídico alegado para fundamentar o leilão dos serviços essenciais, trabalho que passará a ser feito por empresa privada “que só visa o lucro”, conforme alerta o parlamentar.
Valdinho Monteiro questionou ainda qual é o valor do SAAE, conforme o levantamento feito pelo governo estadual, e quais são as garantias que existem para assegurar o emprego dos servidores da autarquia, inclusive sem perdas salariais.
No papel
“A gente quer saber no papel”, argumentou o edil sobre a necessidade de tudo estar formalizado antes da realização do leilão marcada para o dia 13 de dezembro, data do pregão que envolve todos os municípios alagoanos incluídos no Bloco B do processo desenvolvido pelo governo estadual, com adesão dos municípios.
Valdinho Monteiro reafirma sua convicção na capacidade do SAAE cumprir as metas estipuladas pelo novo Marco Legal do Saneamento e sugere a revogação da lei municipal que isenta repartições públicas de pagar a conta de água e o fim dos altos salários de diretores comissionados para reduzir despesas e aumentar a receita da autarquia que já atende 97% do município com água tratada de alta qualidade.
“Eu não estou levantando ideologia política e nem questão partidária, estou preocupado com o povo de Penedo”, afirmou o parlamentar que espera receber o estudo de viabilidade do SAAE na próxima semana, conforme período informado pelo Secretário Maurício Quintella.