Cães doentes e soltos nas ruas da cidade. Ciente dos riscos que a situação verificada em diferentes pontos do município, o Vereador Bili Marques encaminhou nesta quinta-feira, 12, requerimento que cobra providências do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde.
No documento aprovado na Câmara Municipal de Penedo, o parlamentar orienta o órgão para solicitar apoio do Centro de Zoonose de Arapiraca para disponibilizar a captura dos animais, com urgência. Além de recolher os cães soltos nas ruas, a medida visa identificar quais estão infectados para adoção das devidas providências.
No debate sobre o requerimento, o Vereador Mano da Caçamba disse que estão levando cães doentes para a comunidade Cerquinha das Laranjas, nas imediações do antigo lixão, e tem recebido várias reclamações dos moradores.
João Lucas também participou do debate, frisando que o calazar também pode matar seres humanos, citando caso de óbito recente de uma criança registrado no município de Neópolis-SE.
“Não é só o calazar, mas esses cães soltos nas ruas causam diversos acidentes de trânsito”, acrescentou João Lucas. Já a Vereadora Raquel Tavares citou caso de funcionário da ACRESC que fio vítima de mordida de um cachorro que acompanhou uma paciente até entidade da qual é sócia fundadora.
Assessoria Câmara de Penedo
Fernando Vinícius