A Comissão Permanente de Fiscalização e Controle da Câmara Municipal de Penedo esteve na sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para inspecionar o atendimento prestado ao público e as condições de trabalho dos servidores.
O setor mantido pela Secretaria Municipal de Saúde está situado na Rodovia Engenheiro Joaquim Gonçalves, onde os vereadores Denys Malta Reis (Presidente da Comissão) e o relator Roberto da Farmácia (Paulo Roberto Ferreira) estiveram com a Vereadora Raquel Maria Tavares, membro da referida comissão.
De acordo com o relatório apresentado na sessão realizada na quinta-feira, 20, a fiscalização de rotina apontou que o número de atendimento diário varia entre 22 a 28, no setor que funciona das 8 da manhã às 18 horas, de segunda á sexta-feira.
O documento informa a constatação do bom relacionamento dos servidores com os usuários e vice-versa, e a identificação de limitações na estrutura física do imóvel que prejudicam o bom andamento dos serviços prestados aos usuários.
A Comissão verificou que o tempo de carga horária do psiquiatra não supre a demanda das crianças e jovens assistidos no CAPS, e que há necessidade de reforma do espaço do prédio ou a substituição para um novo local, além da necessidade de equipamentos de segurança (extintor de incêndio e barras de acessibilidades nos banheiros).
Também foram apontados problemas na estrutura da caixa d’água e a necessidade de capacitação dos profissionais de segurança, vigilante ou porteiro, para melhor atender ao público e usuários do CAPS.
A Comissão sugere aumento da carga horária do médico psiquiatra para mais um dia de plantão ou contratação de mais um profissional, e a viabilização de cronograma de atividades externas e multidisciplinares dos profissionais que atuam no CAPS em escolas, postos de saúde e locais de grande circulação de pessoas para educar sobre os serviços prestados aos usuários e à sociedade.
Também foi proposta a criação de espaço exclusivo para atendimento para crianças e jovens, dando o melhor acompanhamento.