Primeiro vereador inscrito para utilizar a tribuna da Câmara Municipal de Penedo (CMP) durante a sessão ordinária realizada na quinta-feira, 14, o Vereador Val da Banana (Clodoval Sacramento Santos) levou um balde até a tribuna.
Ele discursou com o utensílio doméstico ao seu lado, justificando o protesto inusitado sobre os recorrentes problemas no abastecimento de água na cidade, serviço de responsabilidade da empresa Águas do Sertão.
Val da Banana disse que não tomou banho na segunda e na terça-feira do início da semana por falta de água em casa, referindo à situação mais recente que afetou diversas localidades de Penedo, acrescentando que as pessoas estão precisando ir ao rio São Francisco para lavar a louça/roupa e que o prefeito Ronaldo Lopes deveria usar parte do recurso gerado pela concessão dos serviços do SAAE na compra de baldes para distribuir ao povo.
Para o parlamentar, o gestor penedense e a empresa Águas do Sertão faltam com respeito à população, alertando que o prefeito irá se afastar dos edis que o apoiaram na campanha que o reelegeu com mais de 24 mil votos.
Val da Banana também voltou a cobrar da Mesa Diretora a prestação de contas da CMP, frisando que precisa dos documentos para mostrar a população. Nos debates sobre os projetos que tramitam na CMP, ele pediu vista da matéria que fixa o valor dos subsídios do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais para o próximo mandato.