Câmara Municipal de Penedo recebe a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025

A Câmara Municipal de Penedo recebeu o anteprojeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro do ano de 2025, matéria enviada pelo Poder Executivo que foi distribuída às Comissões Parlamentares pertinentes pelo Presidente Manoel Messias Lima (Messias da Filó) durante a sessão ordinária realizada na quinta-feira, 23.

“Eu gostaria de avisar aos nobres edis desta Casa que esta matéria tem prazo para aprovação, ela está sendo encaminhada para as comissões e, ao mesmo tempo, solicito à secretaria da Câmara que faça a distribuição da matéria para todos os vereadores”, salientou Messias da Filó, ressaltando que o anteprojeto da LDO 2025 será disponibilizado em seu formato eletrônico, para cada parlamentar e também no grupo de troca de mensagens exclusivo dos edis com a administração da casa legislativa.

Ainda na mesma reunião, o Presidente da Câmara Municipal informou a realização de sessões extraordinárias na manhã de segunda-feira, 27, a partir das 9 horas, em função do pedido de vista ao Projeto de Lei nº 010/2024.

A matéria em pauta tramita em regime de urgência e altera o Plano de Amortização do Déficit Atuarial do lnstituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Penedo – Penedo Previdência e dá outras providências.

Sport Club Penedense

O Presidente do Sport Club Penedense ,Aerton Reis, foi autorizado a utilizar a tribuna da casa legislativa, onde convidou os vereadores para reunião no próximo dia 29, no Penedo Tênis Clube, onde serão apresentados os resultados alcançados pelo time alvirrubro em 2024, ano em que se sagrou campeão estadual da Série B, foi vice da Copa Alagoas e conquistou o inédito acesso à Série D, primeira competição de nível nacional com participação do clube penedense.

Aerton Reis agradeceu o apoio dos parlamentares, do governo municipal, dos patrocinadores, da torcida e solicitou a colaboração dos vereadores para que aprovem a renovação do contrato de comodato para da Prefeitura de Penedo com o SCP por mais 15 anos, instrumento que viabiliza o apoio da administração municipal ao alvirrubro ribeirinho.

ArtPen

Quem também voltou a expor reivindicações na Sala das Sessões Sabino Romariz foi o Presidente da Associação de Artesão de Penedo e região (ArtPen), Sérgio Nascimento. Ele enalteceu a riqueza da cultura popular penedense e comentou sobre a realização da Feira de Intercâmbio Cultural do Sul Alagoano (FEICUSAL em 2023, convidando para a edição 2024 que será realizada no próximo mês de agosto. Ainda no seu pronunciamento em favor do artesanato local e seus produtores, Sérgio sugeriu a instituição de uma frente parlamentar local em defesa da cultura em Penedo e da efetivação de políticas públicas do setor no município.