Presidente Messias da Filó destaca avanços na agricultura familiar durante posse da diretoria da COOAFAQ

A Câmara Municipal de Penedo disponibilizou o plenário da casa legislativa para um marco histórico da economia do município. Na manhã do dia 30 de outubro, a  diretoria da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Remanescentes Quilombola do Baixo São Francisco (COOAFAQ) foi oficialmente empossada.

Formada por 24 cooperados que trabalham no sistema de agricultura familiar, a COOAFAQ também inclui produtores dos povoados Murici, Itaporanga, Ilha das Canas, Ponta da Ilha e do Assentamento Novo Horizonte, e também da área urbana de Penedo.

Durante a solenidade que pode ser conferida, na íntegra, no canal oficial da CMP no YouTube, o Presidente Messias da Filó destacou os recentes avanços para a agricultura em Penedo, trabalho que tem sua participação direta.

Ex-secretário de Agricultura da Prefeitura de Penedo, o apoio ao agricultor familiar do município ganhou importância quando Messias da Filó assumiu a pasta, em 2017, a convite do Prefeito Marcius Beltrão.

Entre as ações que desenvolveu, Messias destaca a criação da Feira da Agricultura Familiar, iniciativa de extrema importância, assim como a viabilização de assistência técnica e apoio à formalização dos agricultores familiares para participarem de editais e buscarem financiamento das instituições financeiras.

Após concorrer às eleições de 2020 e se eleger vereador novamente, Messias da Filó é convidado para reassumir a Semada, a convite do Prefeito Ronaldo Lopes, ampliando ações que fortaleceram a agricultura familiar em Penedo.