Vereador Bili Marques apresenta decreto legislativo que concede título de cidadã penedense para a escritora Núbia de Oliveira

O Vereador Bili Marques (Josué Marques da Silva) está homenageando a escritora e poetisa Maria Núbia de Oliveira com o título de cidadã penedense, a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal de Penedo e que foi aprovada na sessão realizada em 13 de julho.

Núbia Oliveira nasceu em Propriá-SE, mas reside em Penedo desde quando ainda tinha apenas poucos meses de idade e o reconhecimento à sua produção literária está no Decreto Legislativo de autoria do parlamentar que, ao lado de de Núbia e outros estudiosos, é membro da Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências (APLACC).

Na tribuna da sessão que antecedeu o recesso parlamentar, Bili Marques comentou os problemas causados pelas chuvas em Alagoas e informou que Penedo recebeu mais  de 100 milímetros de sexta para sábado, bem acima dos 30 mm previstos.

E apesar dos serviços preventivos realizados pela Prefeitura de Penedo, o volume extraordinário de chuvas causou o alagamento de ruas e casas situadas no entorno da lagoa do Oiteiro.

Ainda sobre esse problema recorrente a cada inverno, Bili Marques avalia que a solução definitiva virá com a construção de um canal de drenagem semelhante ao feito ao longo da Praça Ceci Cunha, em Arapiraca, e apesar dos problemas, as pessoas desalojadas já voltaram para casa e foram bem assistidas pela Prefeitura de Penedo.

O parlamentar também afirma que todos os problemas nos Loteamentos Ouro Verde e Santo Antônio (Litoral) e bairro Santa Isabel (Cacimbinhas) não se repetirão no próximo inverno, graças ao trabalho de drenagem em curso.