Vereador Rodrigo Regueira sugere que o Iphan adote iniciativas educativas em Penedo

Autor do convite ao superintendente do Iphan Alagoas, o Vereador Rodrigo Regueira fez diversos questionamentos ao representante do órgão federal, Maicon Marcante, durante sabatina realizada no plenário da Câmara Municipal de Penedo em 22 de junho.

O parlamentar iniciou suas intervenções questionando os motivos da suspensão da visitação pública à Casa de Patrimônio, espaço administrado pelo Iphan em Penedo. Maicon informou que se  trata de medida preventiva, decorrente da falta recurso nos últimos anos para manutenção do setor que funciona em prédio da Santa Casa de Penedo, por meio de regime de comodato.

Ainda sobre a Casa de Patrimônio, o superintendente substituto informou que há sinalização favorável do governo atual para recursos, com prioridade para recuperar o espaço cultural que agrega valor aos atrativos turísticos de Penedo, especialmente para estudantes da cidade e de outros municípios, conforme ressaltou Rodrigo Regueira sobre a importância da Casa de Patrimônio localizada próximo do Theatro Sete de Setembro.

O vereador também sugeriu a produção de material informativo sobre o que pode e o que não pode ser feito nos imóveis localizados no Centro Histórico de Penedo e seu entorno, cobrando a presença de representante do Iphan no município para facilitar o acesso ao órgão, principalmente para autorizações de obras e intervenções em imóveis situados na área de tombamento, sugerindo articulação com as empresas de material de construção visando agilizar que tipo de material, tintas especialmente, pode ser usado.