Diretor do SAAE presta esclarecimentos na Câmara Municipal de Penedo

A Câmara Municipal de Penedo (CMP) recebeu o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Valmir Lessa Lôbo, durante a sessão realizada em 15 de junho. A presença do responsável pela autarquia municipal atende convite do Vereador Cidoca (Alcides de Andrade Neto).

Como de praxe, o autor do encaminhamento iniciou a sabatina, com questionamentos sobre receitas e despesas do SAAE, frisando o déficit mensal de aproximadamente trezentos mil reais por mês, e também sobre a aplicação dos 48 milhões obtidos com a desmobilização da autarquia, após a concessão dos serviços de água e esgoto.

Valmir Lessa informou que o município cobre as despesas mensais da autarquia e que o valor da desmobilização é destinado ao que está previsto: pagamento do Plano de Demissão Voluntária dos servidores efetivos do SAAE, débitos com fornecedores, questões trabalhistas e salário dos que não aderiram ao PDV.

Cidoca também questionou sobre a análise da qualidade da água, procedimento que agora é feito em laboratório pago pelo SAAE, segundo o gestor da autarquia atualmente responsável por 17 povoados (Marcação, Carapina, Prosperidade, Manibu, Pescoço, Conrado 1 e 2, Sítio Nazário, Riacho do Pedro, Ponta da Várzea, Marizeiro, Campo Grande, Castanho Grande, Imbira, Espigão, Ilha das Canas e Cerquinha das Laranjas).

Valmir Lessa respondeu todas as perguntas, explanou sobre os serviços de manutenção das estações situadas na área de responsabilidade do SAAE e destacou que a estrutura administrativa atual foi aprovada na Câmara Municipal de Penedo em 2020 e que deverá ser alterada ainda durante a atual administração da Prefeitura de Penedo.

A sabatina do diretor do SAAE Penedo durou cerca de duas horas, com elogios dos edis às respostas apresentadas e também em relação à competência do engenheiro civil para a função que exerce desde o início do ano em curso.

O Presidente da CMP, Messias da Filó (Manoel Messias Lima), agradeceu a presença do diretor do SAAE e a participação dos edis. “Nós cumprimos a nossa missão, enquanto Câmara de Vereadores”, afirmou ao final da sessão.