Vereador Bili Marques defende que Penedo precisa ter sua data de fundação igualada às cidades mais antigas do Brasil

O Vereador Josué Marques da Silva (Bili Marques) é formado em História e defende, com base em relatos da época do Brasil Colônia, que Penedo precisa ter sua data de fundação igualada às cidades mais antigas do Brasil.

Para justificar a iniciativa, Bili Marques aponta que antes de 12 de abril 1636 (data do reconhecimento da Coroa Portuguesa do povoado ribeirinho como vila), o entreposto comercial mais importante do Rio São Francisco já tinha defesa do local determinada pelos donatários da então Capitania de Pernambuco.

No relato apresentado na sessão parlamentar de 20 de abril, Bili Marques cita a atuação de Duarte Coelho Pereira, em 1535, e Duarte Coelho de Albuquerque em 1565, e que já protocolou documento para a devida revisão histórica.

Em relação aos dias atuais, o parlamentar enalteceu os investimentos viabilizados pelo Prefeito Ronaldo Lopes, com apoio do Governador Paulo Dantas que sabe que os recursos destinados são bem empregados, citando os benefícios do programa Vida Nova nas Grotas para a comunidade Brasília, localizada no Barro Vermelho; a cessão da Casa de Custódia para sediar a Guarda Patrimonial e a Central de Videomonitoramento, mencionando ainda os avanços em educação, cultura e saúde.

Bili Marques destacou ainda o reajuste salarial de 20% para professores da rede municipal, concedido em 2022 e que só Penedo atingiu percentual tão alto em Alagoas, finalizando o índice de 89% de aprovação do governo Ronaldo Lopes, conforme a mais recente pesquisa do Ibrape no município.