Câmara Municipal de Penedo aprova a criação de ajuda de custo para jovens que prestam serviço militar

A Câmara Municipal de Penedo (CMP) aprovou nesta terça-feira, 25, durante sessões extraordinárias, o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que institui o Programa Bolsa Atirador.

A matéria atende pleito do Poder Legislativo Municipal, apresentado pelos parlamentares Marcelo Pereira e Marival Oliveira (Sargento Marival), para destinar ajuda de custo aos jovens de baixa renda durante o período de instrução no Tiro de Guerra 07/008.

O Bolsa Atirador tem como finalidade assegurar o custeio das despesas básicas relacionadas ao serviço militar, entre elas o corte regular de cabelo, conservação do uniforme militar e dos coturnos, aquisição de material escolar, entre outros listados no texto original do Projeto de Lei 009/2023, aprovado por unanimidade.

Sobre o Projeto de Lei 008/2023 incluído na pauta das sessões, o Vereador Clodoval Sacramento (Val da Banana) apresentou pedido de vista.

Ainda durante a reunião legislativa, o Vereador Josué Marques da Silva (Bili Marques) apresentou Moção de Pesar à família de Sebastião Pedro dos Santos, servidor público aposentado, vereador por dois mandatos e ex-Secretário Municipal de Educação, falecido no último dia 21, em Maceió.

A Vereadora Raquel Tavares também fez uso da palavra para agradecer a presença dos colegas parlamentares na comemoração dos 15 anos da ACRESC, instituição que fundou em Penedo e presta relevantes serviços nas áreas de saúde e assistência social.

Antes de encerrar as atividades no plenário, o Presidente Manoel Messias Lima (Messias da Filó) informou sobre a realização de audiência pública na CMP na próxima quinta-feira, 27, a partir das 14h30, quando a Secretaria Municipal de Saúde apresentará a prestação de contas referente ao terceiro e último quadrimestre de 2022.

O Presidente da Câmara Municipal de Penedo também informou aos demais edis sobre a convocação de três sessões extraordinárias para a próxima sexta-feira, 28, pauta exclusiva sobre o PL 008/2023, a partir das 10 horas, no plenário da casa legislativa.