Vereadora Raquel Tavares faz pronunciamento sobre óbito na UTI da Santa Casa de Penedo

A Vereadora Raquel Tavares usou a tribuna da Câmara Municipal de Penedo para abordar ocorrência de óbito na UTI da Santa Casa de Penedo, unidade que teve seus serviços paralisados no dia 10 de março.

A parlamentar relatou na sessão do dia 16 que, apesar da falta de sedativo para entubar paciente, uma pessoa que estava internada na Sanya Casa foi encaminhada para a UTI e faleceu. Para a vereadora, o procedimento adotado deveria ter sido o direcionamento do paciente para outra unidade de saúde e que a família da vítima está tomando providências.

Ainda sobre esse tema, Raquel Tavares informa que o valor repassado para a manutenção da UTI durante a pandemia de covid era R$ 383.612,40, insuficiente para o custeio do setor que não está habilitado para novos repasses dos governos federal e estadual por falta de alvará da vigilância sanitária, conforme informações que recebeu.

Ela também frisou que há atraso no repasse de outros recursos do governo do Estado para a Santa Casa, acumulado em três meses (setembro, outubro e novembro) e que o município não deve nada à entidade responsável por manter um hospital e uma maternidade.

Para solucionar os problemas, a parlamentar propõe a união dos edis com representantes da Prefeitura de Penedo para chegar ao governo estadual, agradecendo a participação de todas as pessoas na caminhada promovida pela ACRESC, instituição que presta serviços na área da saúde e assistência social, do Dia Internacional da Mulher.