Senador Rodrigo Cunha recebe título de cidadão penedense na Câmara de Vereadores

O Senador Rodrigo Cunha recebeu nesta sexta-feira, 10, o título de cidadão honorário penedense durante solenidade realizada na Câmara Municipal de Penedo (CMP), uma iniciativa do Vereador Denys Reis aprovada por unanimidade de votos.

A honraria é o reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo parlamentar nascido em Arapiraca, advogado por formação que atuou, com destaque, à frente do Procon em Alagoas. Em 2014, Rodrigo Cunha foi eleito Deputado Estadual e em 2018 para o Senado.

Em seus mandatos, ele direciona investimentos para Penedo, a exemplo de recursos de emenda parlamentar para serviços de saúde, transporte escolar, equipamentos para associação de agricultores e máquinas de costura para o Centro Juvenil Maria Auxiliadora.

Após a solenidade, mais benefícios foram concretizados: uma ambulância com tração 4×4 para atender comunidades da zona rural e 20 computadores para postos de saúde.

O Presidente Messias da Filó (Manoel Messias Lima) agradeceu em nome do povo de Penedo e destacou a posição conquistada por Rodrigo Cunha na Mesa do Senado (2º Vice-Presidente), parabenizando o prefeito Ronaldo Lopes (presente na solenidade) que retornou de Brasília com boas notícias.

Messias da Filó também falou sobre as consequências da saída da Codevasf de Penedo, tema que apresentou na sessão realizada ontem, solicitando apoio de Rodrigo Cunha para a permanência da superintendência instalada há 35 anos em Penedo, pleito reforçado pelos demais edis e tratado por Ronaldo Lopes em Brasília, inclusive com o senador.

Os vereadores também fizeram uso da palavra, elogiaram Rodrigo Cunha e aproveitaram para apresentar reivindicações da população, principalmente na área de saúde, inclusive sobre o atraso no repasse de recursos do governo estadual à Santa Casa de Penedo e associação ACRESC.

Na tribuna, o Vereador Denys Reis frisou a credibilidade do aliado em seu trabalho iniciado quando Denys era estagiário da unidade Procon em Penedo e que avançou para a realização de políticas humanizadas e o exercício da atividade parlamentar.

“Em exatos quatro anos de mandato, o Senador Rodrigo Cunha destinou aproximadamente 5 milhões de reais para Penedo”, resumiu o autor do título que torna Rodrigo Cunha um cidadão penedense, agradecendo aos demais edis pela aprovação da honraria.

O Prefeito Ronaldo Lopes Penedo também discursou, frisando que Penedo ganha mais um filho que se dedica muito à cidade.

“O senhor não tem faltado aos apelos do povo penedense”, afirmou, lembrando do apoio fundamental da então deputada Ceci Cunha aos trabalhos da Codevasf, não só para o povo de Penedo, mas também das demais cidades da região ribeirinha.

“E hoje nos deparamos com esse momento de dificuldade. Tirar a Codevasf de Penedo para Maceió significa abandonar os agricultores”, alertou Ronaldo Lopes, mencionado parecer jurídico da companhia que aponta não haver impedimento legal para a transferência, análise carente de justificativa para a alteração que busca reverter, com apoio dos prefeitos da região, vereadores e associações de agricultores.

Rodrigo Cunha encerrou os pronunciamentos, honrado como pessoa e político com o título de cidadão penedense momento e renovando seu apoio ao desenvolvimento do município.

Esta Casa vai ter o meu reconhecimento e eu quero trabalhar com vocês em duas áreas que são fontes geradoras de emprego e renda para a população de Penedo e de Alagoas, o turismo e a agricultura familiar”, afirmou.

O senador também assumiu o compromisso de destinar recursos para a ACRESC e ampliar ações direcionadas ao município que é bem administrado, elogiando o Prefeito Ronaldo Lopes, gestor que tem postura de ser humano decente, conforme frisou.

Texto Fernando Vinícius

Fotos Deywisson Duarte