Vereadores apresentam sugestões e questionamentos durante prestação de contas da Secretaria de Saúde de Penedo

Cumprindo a legislação vigente, representantes da Secretaria de Saúde de Penedo foram até a Câmara de Vereadores para prestar contas sobre aplicação de recursos, serviços prestados à população e alcance das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

A audiência realizada em 27 de outubro gerou questionamentos e sugestões dos parlamentares que também elogiaram a equipe técnica responsável por colocar Penedo como 3º melhor município do Brasil, com população de até 100 mil habitantes, no ranking do Previne Brasil, programa que avalia 7 indicadores da saúde.

Valdinho Monteiro perguntou ao Secretário Epitácio Correia se o gestor havia encontrado alguma licitação sobre compra de ambulâncias em andamento e cobrou providências para os anexos dos postos de saúde localizados na zona rural que necessitam de reparos.

O gestor informou que a pasta aderiu à uma ata para aquisição de veículos 4×4, apropriados para zona rural, e que a Seinfra está atuando para solucionar os problemas nos locais onde a população do campo é atendida.

Também com foco direcionado à população do meio rural, Marival Oliveira cobrou a realização de exames e a entrega do resultado nos povoados. O vereador falou ainda sobre a necessidade de atender pessoas acamadas no retorno ao lar, após receber alta da UPA.

Epitácio Correia alegou que a assistência está sendo normalizada na zona rural e há estudo sobre a solicitação do transporte, ainda que nãos seja obrigatório fazer o deslocamento.

Roberto da Farmácia pediu explicações sobre a regulação de pacientes da UPA, controle de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde esclarecido por Camilla Gouveia, frisando que o socorro precisa ser feito através do telefone 192.

A intervenção do vereador Dr. Epson cobrou celeridade na realização de exames prescritos para pacientes, citando o caso de uma mulher que recorreu à rede privada para fazer tomografia e ressonância devido ao diagnóstico de câncer do colo do útero.

Raquel Tavares também pediu explicações e providências nesse mesmo sentido, sendo que em relação a medicamentos para pessoas de baixa renda que não estão disponíveis nos itens fornecidos pelo SUS.

Nos dois casos, a pasta informa que a demanda reprimida pela pandemia de Covid ainda atrapalha a prestação dos serviços e que a secretaria atua, inclusive em parceria com o Conisul e os órgãos da administração municipal, para atender como possível.

O último parlamentar a se pronunciar foi Manoel Messias, destacando a necessidade de preparar quem recepciona a população para atender de maneira humanizada, frisando que fazer saúde pública no Brasil é uma missão árdua, inclusive pela natureza do setor.

O Presidente Júnior do Tó agradeceu a participação dos demais colegas parlamentares, elogiando a competència da equipe técnica da Secretaria de Saúde de Penedo, sugerindo que as próximas prestações de contas ocorra perante as comissões permanente da casa que serão renovadas em janeiro de 2023, de modo a permitir o melhor debate dos temas.