Vereadores apoiam proposta direcionada à ampliação de cirurgias no Hospital Regional da Santa Casa de Penedo

Um dos serviços prestados pela Santa Casa de Misericórdia de Penedo é a realização de cirurgias de baixa e média complexidade no Hospital Regional, atualmente apenas para os procedimentos eletivos, ou seja, previamente agendados.

Para que o centro cirúrgico amplie seu funcionamento, inclusive com equipe de sobreaviso para casos de urgência e emergência, a Câmara Municipal de Penedo (CMP) apoia incluir no orçamento 2023 do município o aporte de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) mensais.

A sugestão foi apresentada no plenário pelo Presidente Júnior do Tó, com base em informações da administração do Hospital Regional de Penedo, recebendo apoio dos demais colegas parlamentares durante a sessão realizada na quinta-feira, 10 de novembro.

A articulação em favor da casa de saúde é fundamental porque a Santa Casa de Penedo passa por momento de dificuldade financeira, principalmente em função da irregularidade nos repasses do governo estadual, apesar dos serviços prestados – principalmente para a população que depende do SUS – de Penedo e região.

Irmão João e Ernande Pinheiro

Outro tema tratado na mesma sessão foi o afastamento do vereador Irmão João do plenário. O parlamentar aceitou o convite do prefeito Ronaldo Lopes para assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O parlamentar foi parabenizado pelos demais vereadores, com destaque para a importância da Câmara Municipal de Penedo na administração do município que já teve o experiente edil Messias da Filó no comando da pasta da agricultura, setor atualmente administrado pelo também vereador Rogério dos Peixoto.

Com a decisão do parlamentar Irmão João, o suplente Ernande Pinheiro retorna à Sala das Sessões Sabino Romariz, a partir da próxima quinta-feira, 17. Durante a legislatura passada, ele foi parlamentar atuante e assíduo no plenário da casa legislativa.