Orientação da Câmara Municipal de Penedo é destacada pelo presidente da Coopenedo

Líder da cooperativa apresentou balanço de sua gestão no plenário

A Câmara Municipal de Penedo (CMP) abriu espaço em sua tribuna na quinta-feira, 20, para Ronaldo Luis dos Santos, o Roni da Cooperativa, apresentar o balanço de sua gestão à frente da Cooperativa de Colonização Agropecuária e Piscicultura de Penedo (Coopenedo).

Além do histórico da entidade e do repasse de alguns documentos, Roni expressou sua gratidão ao apoio que recebeu do Poder Legislativo Municipal para solucionar a grave crise financeira da entidade, sem crédito e endividada quando Roni iniciou sua gestão, em 2010.

“Esta casa norteou os rumos da Cooperativa, com uma de suas áreas para ser leiloada  no valor de mais de um milhão de duzentos (R$ 1.283.000,00) para pagar dívida com banco”, relembrou o gestor sobre o valor reduzido para R$ 154.000,00 (cento e cinquenta e quatro mil reais), graças a articulação liderada pela casa legislativa.

Manoel Messias Lima, o Vereador Messias da Filó, era o presidente da CMP à época. Por sua atuação, recebeu elogios, o reconhecimento público e a gratidão do Roni da Cooperativa, de forma até emocionada por tudo que foi feito para evitar a falência da Coopenedo.

O presidente da cooperativa também destacou o apoio do Vereador Derivan Thomaz e do ex-prefeito Alexandre Toledo, empresário que emprestou o dinheiro para quitar o débito.da Coopenedo com o BNB, e ainda a colaboração de funcionários da agência local do Banco do Nordeste e de todos os vereadores da época, citados um por um na tribuna.

O trabalho conjunto salvou a cooperativa que durante as gestões do Roni melhorou em sua produção de cana de açúcar, passando de aproximadamente uma tonelada e meia para cerca de 30 mil toneladas por safra, conforme informou, concluindo que encerra seu período na entidade sem débitos e certidão negativa federal emitida.

Ainda durante a mesma sessão ordinária, os parlamentares declararam seu apoio aos atletas que representam Penedo em competições fora do município, declararam votos nos candidatos que disputam o segundo turno das eleições, cobraram explicações da empresa Águas do Sertão por conta da precariedade do serviço e sugeriram soluções para os problemas relacionados com a alimentação servida aos servidores plantonistas da UPA e trabalhadores de obras da Secretaria de Serviços Públicos.