Câmara Municipal de Penedo empossa Ernande Pinheiro e concede título de cidadão penedense para Sérgio Onofre

Vereador retorna ao plenário com o afastamento do Irmão João na mesma sessão que reconhe o trabalho do professor da Ufal e coordenador-geral do Circuito Penedo de Cinema

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Penedo (CMP) desta quinta-feira, 17, foi marcada pela emoção. O sentimento de gratidão marcou o retorno do Vereador Ernande Pinheiro ao plenário onde legislou de 2017 a 2020 e também durante a concessão do título de cidadão honorário de Penedo ao professor Sérgio Onofre, idealizador e coordenador geral do Circuito Penedo de Cinema.

As solenidades começaram com a posse de Ernande Gama Pinheiro, parlamentar que reassume seu lugar na casa legislativa devido ao afastamento do Vereador Irmão João para administrar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

“Estou honrado em retornar e a razão de estar aqui são vocês. O povo ganhou mais um aliado na Câmara”, afirmou Ernande Pinheiro em seu discurso, reafirmando seu compromisso com a população e os servidores públicos municipais, destacando ainda a importância do voto consciente.

Na eleição 2020, o servidor público do INSS recebeu 524 votos, número acima do obtido por dois colegas parlamentares, mas não continuou na Câmara desde o início de 2021 por causa dos cálculos relacionados com o coeficiente eleitoral e a proporcionalidade de representação das coligações partidárias na casa legislativa.

Visivelmente emocionado, Ernande Pinheiro agradeceu à sua família, aos eleitores e vereadores de Piaçabuçu que estavam no plenário, mencionando especialmente seu filho e também edil Deda Lobo.

Ele destacou que estava vivendo um “momento ímpar” de sua vida, o acolhimento dos colegas parlamentares, especialmente do Presidente Jùnior do Tó; a alta aprovação popular do Prefeito Ronaldo Lopes, seu compromisso de aprovar projetos em benefícios do povo e manter sua atuação com o papel de fiscalizador e a missão de destravar, junto à Codevasf, o projeto de calçamento para o povoado Palmeira Alta, orçado em R$ 1,5 milhão.

Cidadão Penedense

Por iniciativa do Vereador Bili Marques, o professor Sérgio Onofre já pode dizer que também é um penedense. O reconhecimento ao trabalho desenvolvido há mais de uma década pelo coordenador geral do Circuito Penedo de Cinema, em sua 12ª edição, veio carregado de emoção.

Com a voz embargada, o docente da Universidade Federal de Alagoas e também Coordenador de Ações Culturais da Pró-reitoria de Extensão da Ufal, frisou a importância do “ser penedense”, com base em sua vivência no município desde 2006, quando chegou na cidade, junto com a interiorização do ensino superior federal, obra do governo Lula.

Antes disso, Sérgio Onofre já havia trabalhado em Penedo, como professor de História na Faculdade Raimundo Marinho, à época Faculdade de Formação de Professores de Penedo, onde lecionou na turma do vereador que fez a indicação do título de cidadão penedense.

O homenageado leu ainda a mensagem que publicou em suas redes sociais.

“Entendo esse reconhecimento como acolhimento de uma pessoa que adotou e agora é oficialmente adotado por esta cidade. E falo de adoção no sentido literal: abrigar, amparar, apoiar, proteger, resguardar, enfim, de cuidar, de se preocupar com futuro, de querer contribuir para que aquele(a) que trazemos para junto da gente tenha um futuro melhor, se desenvolva, progrida, avance sempre mais, conquiste sempre mais do que já conquistou”, descreveu sobre o sentimento do título que recebe com felicidade, satisfação e orgulho, agradecendo ao vereador Bili Marques e demais parlamentares penedenses.

Assessoria da Câmara Municipal de Penedo