O delegado Rômulo Andrade atendeu ao convite do Vereador Sargento Marival e foi ao plenário da Câmara Municipal de Penedo para dialogar sobre segurança pública e a atuação da 7ª Delegacia Regional de Polícia (DRP).

Reconduzido em maio ao comando do distrito policial, o titular da 7ª DRP conversou durante cerca de uma hora e meia com os parlamentares penedenses na primeira sessão legislativa do mês de julho.

Rômulo Andrade falou sobre os plantões da Polícia Civil na delegacia de Penedo, agora instalada no CISP construído pelo Governo de Alagoas no bairro Raimundo Marinho, ao lado do quartel do 11º Batalhão de Polícia Militar.

O delegado explicou que apesar da inclusão da segunda-feira no atendimento 24 horas ao público, até toda quinta-feira, os plantões nos finais de semana continuam acontecendo em São Miguel dos Campos.

O motivo é o número insuficiente de delegados concursados na Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, cerca de 90 delegados na ativa para o estado que tem 102 municípios, delegacias especializadas em Maceió e Arapiraca e funções administrativas na SSP e na PC que são inerentes ao cargo de delegado.

Violência contra mulher

Rômulo Andrade falou ainda sobre os casos de violência contra mulher, afirmando que Penedo tem alto índice e por isso precisa ter uma delegacia especializada para este tipo de crime.

Ao mesmo tempo em que expõe a necessidade da Delegacia para Mulher na área da 7ª DRP, o delegado regional informa que sua equipe presta atendimento modelo, com escrivãs colhendo depoimento das vítimas para assegurar maior confiança.

Ainda sobre esse tema, Rômulo Andrade considera que é preciso intensificar campanhas educativas, divulgando os contatos para denúncia, pedindo apoio para mobiliar a sala exclusiva de atendimento às mulheres e uma brinquedoteca para entreter crianças levadas para mãe até a delegacia para prestar depoimento.

O delegado regional de Penedo falou ainda sobre diversos outros assuntos e foi bastante elogiado pelos parlamentares.