Vereadores debatem realização dos festejos juninos e assistência às vítimas das chuvas em Penedo

A Câmara Municipal de Penedo realizou nesta quinta-feira, 02, a primeira sessão ordinária do mês de junho, com dois temas predominando no plenário, com destaque para a realização dos festejos juninos.

Parlamentares demonstraram apoio à manutenção da programação oficial, considerando a oportunidade de renda para quem atua de forma direta ou indireta em eventos festivos, inclusive as pessoas atingidas pelas chuvas que precisam recuperar o patrimônio pessoal.

De forma democrática, edis também se posicionaram contra, justificando que não seria razoável promover festas enquanto famílias penedenses estão em situação precária, frisando ainda que novas chuvas podem voltar a ocorrer e agravar os problemas que causaram perdas materiais.

O Presidente Júnior do Tó (Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior) argumentou que o evento pode ocorrer, desde que o poder público consiga resolver todos os problemas gerados pelas fortes chuvas em Penedo antes que os festejos sejam iniciados.

Zona rural

Ainda em relação às consequências das fortes chuvas sobre Penedo, vereadores cobraram resposta mais ágil aos moradores da zona rural, frisando que há comunidades isoladas, com acesso prejudicado e estradas deterioradas.

O desastre natural gerou ainda considerações sobre números de desabrigados e desalojados informados à Defesa Civil, recursos financeiros dos governos estadual e federal direcionados para as famílias diretamente afetadas pelas chuvas e a fiscalização do uso das verbas no município.

20% para Educação

Ainda na sessão de quinta, 02, a Câmara Municipal de Penedo aprovou pedido de urgência do Poder Executivo Municipal para a tramitação da matéria que reajusta em 20% o salário dos servidores efetivos da Secretaria Municipal de Educação.

O aumento expresso no Projeto de Lei nº 20/2022 foi enviado para análise das Comissões Parlamentares de Justiça e de Finanças e pautado para ser votado na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Penedo.