Vereador Bili Marques destaca parceria entre governos para o desenvolvimento de Penedo

A parceria que existe entre a Prefeitura de Penedo e as outras esferas de governo gerou um novo impulso no desenvolvimento do município. Rodovias recuperadas ou construídas, rede pública de ensino modernizada, patrimônio histórico restaurado, segurança pública melhor equipada e uma série de investimentos em outras áreas.

“O governo municipal que não faz alianças com os governos estadual e federal está fadado ao fracasso”, afirmou Bili Marques na tribuna da Câmara nessa quinta-feira, 23, rebatendo críticas infundadas ao lembrar que, se a gestão municipal ‘pega carona’ em obras do governo estadual, da mesma forma o deputado Arthur Lira pega carona na entrega de máquinas pela Codevasf.

Sobre a regularização integral das estradas vicinais, Bili Marques frisou que isso depende de mais máquinas e que as chuvas atrapalham. Sobre as decisões relacionadas com a concessão do abastecimento de água e o tratamento de esgoto em Penedo, a gestão Ronaldo Lopes conseguiu manter o SAAE como autarquia municipal, assegurando ainda o salário dos servidores até a aposentadoria, além dos investimentos pela iniciativa privada.

O vereador também usou seu tempo na tribuna para comentar outros pontos apresentados nos pronunciamentos que o antecederam, como por exemplo na área da saúde. Ele ressalta que a municipalização da saúde foi efetivada em 1997, modelo que deu mais autonomia aos municípios dentro do SUS, sendo que a regulação de pacientes não é feita pelo município, mas pelo estado.

Diante dos problemas que ocorrem e afetam diretamente a população, Bili Marques propõe que a regulação passe a ser feita pelos municípios para agilizar o atendimento e atender as instituições credenciadas na localidade, modificação que precisa ser levada ao Congresso Nacional.