Vereador Derivan Thomaz reivindica doação da UBP da Codevasf ao Superintendente Joãozinho Pereira e ao Deputado Federal Arthur Lira

O Vereador Derivan Thomaz sabe da importância do funcionamento da Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP) construída pela Codevasf na comunidade Cooperativa 1 para alavancar a piscicultura e a carcinicultura em Penedo e região.

Considerando a falta de uso da UBP e o interesse da Prefeitura de Penedo em assumir a administração da unidade industrial praticamente inutilizada, desde sua conclusão no ano de 2007, Derivan Thomaz encaminhou o pleito ao superintendente estadual da Codevasf, Joãozinho Pereira, e ao deputado federal Arthur Lira, atual presidente do Congresso Nacional.

Formalizada por meio de indicação, o expediente legal foi aprovado por unanimidade de votos durante a sessão realizada na quinta-feira, 26.

O texto do documento ressalta a importância da UBP para geração de emprego e renda dos municípios ribeirinhos, com Penedo à frente do trabalho, conforme o parlamentar informa na indicação.

O Município de Penedo-AL, através da Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, vem envidando esforços para a criação e principalmente a instalação do beneficiamento de pescado; tendo como meta produzir e beneficiar todo o pescado da região. Deste modo é que mostramos a importância da Unidade de Beneficiamento de Pescado – UBP, que junto com a Associação de Piscicultura local, irá gerar oportunidades inclusive para todos os moradores e produtores da nossa região ribeirinha e gerando mais avanço para o Município de Penedo – AL.

“Eu tenho certeza que, quando a UBP estiver funcionando, a demanda vai ser grande inclusive para grandes fornecedores”, frisou Derivan Thomaz em seu discurso na tribuna durante a sessão de quinta-feira, 26, destacando a atuação da Secretaria de Desenvolvimento Agrícola que dispõe de engenheiros de pesca em sua equipe.

Derivan Thomaz enalteceu ainda o apoio da Codevasf para a zona rural de Penedo, mencionando que investimentos em pavimentação de estradas e doação de tratores, implementos agrícolas e diversos tipos de equipamentos para o trabalho do agricultor.

Ainda sobre a parceria com a Codevasf, Derivan Thomaz informa que o órgão federal já viabilizou onze tratores para o trabalhador rural penedense, sendo que 4 foram reivindicados por Derivan Thomaz, anunciando a entrega do mais recente trator para a Associação Boa Esperança.