Vereador Bili Marques sugere instalar estátuas em novos locais

O Vereador Bili Marques (Josué Marques da Silva) propõe, por meio de requerimento ao poder público municipal, novos locais para estátuas instaladas em pontos públicos de Penedo, algumas delas retiradas para os devidos reparos causados por vândalos.

De acordo com o parlamentar que é formado em História, a estátua que representa o ex-presidente Getúlio Vargas não deve ser recolocada na Praça Clementino do Monte.

Considerando que durante sua visita a Penedo, em 1930, o político foi recebido no Chalé dos Loureiros, o mais correto seria levar a estátua para as imediações do referido imóvel ou instalar dentro da área do chalé que foi adquirido pela Fundação Casa do Penedo.

Seguindo o mesmo critério, Bili Marques sugere que a estátua de Dom Pedro II seja deslocada do cais ribeirinho para a calçada do Paço Imperial, perto do imóvel onde o monarca pernoitou, em 1859, durante sua viagem até as cachoeiras de Paulo Afonso-BA, subindo o Rio São Francisco.

Em relação a estátua do influenciador digital Carlinhos Maia, Bili Marques avalia que ela deve fica no acesso à vila que o penedense tornou famosa, colocada no acesso a partir do Largo da Praça São Judas Tadeu, ao lado do Colégio Diocesano.

Sobre as demais esculturas, o parlamentar sugere a mesma linha de raciocínio, de modo a reforçar atrativos turísticos com a preservação da memória histórica de Penedo.