Vereadores debatem segurança em Penedo com Secretário Alfredo Gaspar de Mendonça

Secretário de Segurança Pública é recebido em Penedo pelos Vereadores Júnior do Tó e Cidoca

Gestor da SSP Alagoas conversou com parlamentares na Câmara Municipal de Penedo

O Secretário de Segurança Pública de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça, esteve em Penedo nesta quinta-feira, 25, e conversou com vereadores para tratar de questões relacionadas com a pasta que voltou a comandar, em janeiro deste ano.

O ex-procurador geral de justiça de Alagoas compareceu ao plenário da Câmara Municipal de Penedo (CMP), de modo informal, onde debateu questionamentos apresentados por parlamentares penedenses.

Casa de Custódia

Um dos temas abordados foi a abertura da Casa de Custódia, estrutura pronta para uso e cujo funcionamento será de responsabilidade da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (SERIS), pasta que administra o sistema prisional.

De acordo com Alfredo Gaspar, em breve, o governo estadual entregará não só a Casa de Custódia de Penedo, mas também as estruturas das cidades de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema.

Plantão na DRP

Outro tema abordado durante o encontro que seguiu todos os protocolos relacionados com a pandemia da Covid-19 diz foi o atendimento ao público na delegacia da Polícia Civil em Penedo.

O gestor da SSP Alagoas expôs os fatos que impedem a retomada, de imediato, dos plantões diários na 7ª Delegacia Regional da Polícia Civil.

Alfredo Gaspar explicou que o Governador Renan Filho tem um projeto semelhante ao que viabiliza o serviço extra na Polícia Militar, para a Polícia Civil, iniciativa emperrada por questão superior.

A estratégia que não foi possível efetivar na Polícia Civil decorre de um decreto federal, conforme explicou Alfredo Gaspar, frisando que uma solução tratada pelo Governador Renan Filho está próxima de ser alcançada, o que significa mais um avanço para a segurança pública, não só em Penedo, mas para todo estado de Alagoas.

O gestor da SSP Alagoas recebeu sugestões dos parlamentares penedenses, destacou investimentos na SSP/AL e o seu carinho por Penedo, e ainda apresentou ideias, como a adoção de sistema de monitoramento da cidade por câmeras de vídeo e parceria entre PM e prefeitura para treinamento da Guarda Patrimonial.

Texto e fotos Fernando Vinícius – jornalista