Resumo da Sessão da Câmara Municipal de Penedo realizada em 23 de Julho

0
149

Por Ascom CMP

Por meio de videoconferência, parlamentares da Câmara Municipal de Penedo reuniram-se na tarde desta quinta-feira, 16 de julho, durante mais uma sessão ordinária transmitida em tempo real na página oficial da casa legislativa no Facebook (https://www.facebook.com/camarapenedo ).

Os trabalhos no plenário virtual foram conduzidos pelo Vice-Presidente Rogério dos Peixoto (Rogério José da Silva), sendo registradas as seguintes atividades:

 

Júnior do Tó destaca trabalho da Prefeitura de Penedo no combate à Covid-19

“Estou usando a tribuna para fazer um agradecimento aos profissionais da saúde e a todos os trabalhadores que estão na linha de frente de combate a esse vírus tão letal”, disse o Vereador Júnior do Tó (Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior) na abertura de seu pronunciamento durante a sessão desta quinta-feira, 23, destacando o trabalho da Prefeitura de Penedo no controle da Covid-19, comprovado com estatísticas oficiais.

Até o final de junho, o terceiro mês da pandemia que assola o Brasil, a taxa de ocorrência do novo coronavírus em Penedo era 300% menor do que nos demais municípios alagoanos e 531% abaixo da média da região Nordeste do Brasil.

Júnior do Tó falou também informou que esteve com o Secretário Municipal de Saúde e levou ao gestor da pasta o pleito apresentado pelo Presidente do Sindspem, Luís Dantas, a respeito do pagamento de adicional para o pessoal que atua diretamente nas ações municipais de combate ao coronavírus.

Segundo Marcos Beltrão informou ao vereador, um estudo sobre o pleito está sendo concluído e deverá ser encaminhado à Câmara Municipal de Penedo para análise dos vereadores.

 

Fagner Matias pede espaço para todos pré-candidatos nas rádios de Penedo

O Vereador Fagner Matias solicita das emissoras de rádio de Penedo a abertura de espaço para que todos pré-candidatos a prefeito e a vereador do município possam divulgar suas propostas.

O pedido feito durante a sessão realizada por videoconferência nesta quinta-feira, 23, considera que os veículos de comunicação funcionam mediante concessão pública.

Autor do convite ao Secretário Municipal de Saúde, Fagner Matias iniciou sua participação na tribuna virtual questionando se havia resposta do representante do governo sobre a presença dele na reunião.

No comando da Mesa Diretora da reunião, o Vereador Rogério dos Peixoto – que presidiu toda a sessão – informou que Marcos Beltrão justificou a ausência, mas se comprometeu em se apresentar na próxima semana.

“É muito importante que ele se faça presente para a gente poder discutir os assuntos e principalmente este apresentado pelo Vereador Júnior, sobre a gratificação aos servidores. O nosso município não está pagando a insalubridade”, frisou Matias sobre a reivindicação que formalizou em sessões anteriores, para atender todos os servidores que atuam em ações diretas de combate ao novo coronavírus.

MEIs

O vereador voltou a falar em favor dos MEIs que prestam serviços ao município, citando que os garis estão recebendo menos, apesar de trabalharem a mesma carga horária ou até mais, situação a qual se submetem por falta de emprego em Penedo, cobrando posicionamento da Câmara sobre o tema.

Fagner Matias também defendeu as emendas aditivas que apresentou à LDO e foram vetadas no plenário, destacando ainda que está debatendo políticas públicas em seu perfil pessoal no Instagram, com a participação de convidados.

Na forma regimental, o vereador pede ao DER Alagoas a instalação de acesso viário adequado para a comunidade Tabuleiro dos Negros, a partir da AL 110, no ponto conhecido como Cabeça do Boi, aproveitando a recuperação da rodovia.

A indicação foi aprovada com cópia ao Vice-Prefeito Ronaldo Lopes, responsável por articular ações que beneficiam Penedo junto ao governo estadual, com adendo do Vereador Ernande Pinheiro para iluminação pública do acesso e do citado povoado.

Por fim, Matias cobra do governo municipal a instalação de redutores de velocidade em locais com valas abertas no bairro Santa Izabel e já sinalizados com placas, há mais de um ano; e do setor de iluminação pública o plano de substituição das lâmpadas, reforçando a necessidade de corrigir a situação da praça Santa Luzia.

 

Ernande Pinheiro volta a cobrar abrigos para usuários do transporte coletivo

O Vereador Ernande Pinheiro refez um pleito já apresentado por ele ao governo municipal, por mais de uma vez: a construção de abrigos nos pontos de embarque e desembarque para usuários do transporte coletivo, tanto na cidade quanto na zona rural de Penedo.

“Não sei se é o segundo, terceiro, quarto ou décimo requerimento que faço solicitando abrigo de ônibus no interior”, citando as comunidades Palmeira Alta, Espigão, Prosperidade,e também para os pontos situados dentro da cidade, ressaltou Pinheiro.

Ele frisou que já fez, pessoalmente, o pleito ao Secretário Municipal de Infraestrutura e Obras, Valmir Lessa, que lhe informou a existência de projeto. “Eu não quero ver projeto, eu quero ver é a realização. Onde eu chego, no interior, o pessoal cobra esse abrigo e aqui em Penedo é a mesma coisa”, concluiu.

 

Raquel Tavares cobra a conclusão do posto de saúde do Conjunto São José

A Vereadora Raquel Tavares requer providências do governo municipal sobre a conclusão do posto de saúde do Conjunto São José, cobrança que já fez e repetiu nesta quinta-feira, 23.

“A comunidade está sendo assistida na Cohab, mas reclama muito porque, além da distância, quando chove fica muito difícil de sair de casa por causa das poças de lama”, argumentou a parlamentar sobre a obra que se aproxima de quatro anos.

Raquel Tavares requer ainda solução para a iluminação pública, a limpeza de praças e de ruas e melhoras na pavimentação dos conjuntos residenciais Mata Atlântica.

Ela enfatizou a necessidade de recupera o calçamento da avenida cuja maior referência é a sede do Ifal em Penedo. “Ao lado do campo de futebol, no Mata Atlântica 2, está um absurdo. Eu mesma quando vou até aquela localidade, tenho que entrar três ruas antes porque não tem carro que passe, então tem que melhorar o calçamento ali”, disse Raquel Tavares na justificativa do requerimento verbal, aprovado no plenário.

Em aparte, o Vereador Macaxeira parabenizou o requerimento e informou que a praça do Mata Atlântica 1 já havia sido limpa e a praça do Mata 2 também será beneficiada.

 

Vereador Macaxeira cobra solução da Equatorial para iluminar via de acesso ao Mata Atlântica

A principal via de trânsito entre a sede do Ifal Alagoas em Penedo e os conjuntos residenciais do bairro Raimundo Marinho é iluminada de forma precária. Apesar da rede elétrica na avenida, a iluminação disponível ainda foi a que o Vereador Macaxeira (José Carlos Vicente dos Santos) conseguiu para amenizar o problema.

“A pedido nosso, foi feita uma gambiarra do Ifal até o Mata Atlântica 1, mas não tem a rede baixa, só tem a rede de alta tensão, que também é obrigação da Equatorial instalar a rede de baixa tensão para poder colocar a iluminação adequada na rua”, explicou sobre a indicação que o serviço no padrão correto, no trecho compreendido da sede do Ifal até o conjunto Mata Atlântica 2.